Carta 65

02/07/2013 13:28

De: MARIA

Para: Pastor Sólon

Data:25/11/2009 08:40

A paz do senhor, pastor Sólon

Meu nome é MARIA, sou membra da ICM aqui de (...), MG.

Pastor, hoje venho lhe procurar, pois necessito de alguns esclarecimentos, mesmo um pouco temerosa, por pensar que não terá tempo para responder algumas dúvidas minhas, mas mesmo assim, peço, por favor que tente me responder, pois tentarei ser breve e objetiva.

Tenho (...) anos e sempre fui membra da ICM. Não pretendo e não posso, de forma nenhuma me voltar contra a igreja do senhor. Sou grata ao senhor, pois se estou aqui é porque sou abençoada e sustentada pela graça de Deus.

A algum tempo, busco entender o que ser evangélica e me deparo com algumas dúvidas. Já me deparei com inúmeras situações em que não compreendia as decisões tomadas pelos irmãos da ICM, mas o que me levou a procurá-lo e me informar sobre o que dizem sobre a ICM foi um fato ocorrido neste mês, em que me abalou e me entristeceu muitíssimo. Situação essa que foi a saída de um pastor de umas da ICMs de (...), MG. Pastor este que amava e sabia que a unção de deus é tremenda sobre ele. Mensagens diferenciadas, aprofundadas, amorosas, enfim, tinha um amor pela igreja jamais visto por mim. Foi uma grande benção tê-lo aqui, pois pastoreou em uma época difícil e de grande desânimo da igreja e que graças a deus, o usou com sabedoria e graça, para nos abençoar.

A saída dele foi uma surpresa para nos, pois jamais vivenciamos um pastor após ler uma carta, abandonar a igreja, dispensando despedidas. Isso me abalou muito, e sinceramente, me deixou com grandes dúvidas. Estou com medo de pecar, pois estou bastante duvidosa e não consegui aceitar saber que a saída dele foi simplesmente por uma orientação, vinda ou não do senhor. Preciso saber o real motivo de um homem de grande valentia, servo de Deus, ter deixado sua igreja. Estou caminhado temendo doutrinas, orientações e revelações da ICM, mesmo sabendo que, por misericórdia o senhor tem me guiado.

Algo me incomoda, pois estou na ICM, mas orientações que não vejo fundamento bíblico, acabo por não cumprir, então sinto que estou pecando ou sendo contrária aos ensinamentos de ungidos de deus. Penso estar em pecado e que isso acabe por me deixar doente espiritualmente. Também, tenho um grande medo de não me acostumar com outra denominação e colocar minha salvação em risco.

Preciso de esclarecimentos que sempre estão ocultos. Quero viver a bíblia, somente. Quero ser livre em Jesus, pois morreu por mim.

Peço como ovelha, a ajuda de vocês. Esclarecimentos.

Já me informei se a igreja entre nações existe em (...), mas parece que não há.

Finalizo agradecendo de coração e aguardando ansiosa por respostas.

Obrigada. Deus abençoe.

MARIA.

 

De: Pastor Sólon

Para: MARIA

Data: 26/11/2009 12:59

Prezada irmã MARIA, que a paz do Senhor Jesus seja contigo.

De fato, meu tempo para responder mensagens tem sido mínimo, mas a sua mensagem me chamou a atenção pela sinceridade de seu relato.

Querida, no amor não existe medo (1Jo 4:18). Quem está em Jesus não deve temer. Sua vida está nas mãos do mestre. Esta é a sua segurança.

Não tenho dúvidas de que você seja uma jovem abençoada e com um coração cheio de gratidão por tudo o que já recebeu de Deus desde que se converteu ao Senhor Jesus na Igreja Cristã Maranata. Eu também passei por isso.

Quanto à sua dúvida, se há algo que você não entende, procure explicação. Tratando-se de coisas que homem nenhum pode compreender, deixe isso com Deus:

“As coisas encobertas pertencem ao SENHOR, nosso Deus, porém as reveladas nos pertencem, a nós e a nossos filhos, para sempre, para que cumpramos todas as palavras desta lei.” (Deuteronômio 29:29 RA)

Porém, se suas dúvidas têm origem nas atitudes da liderança de sua igreja, procure conversar com seu pastor e faça as perguntas daquilo que você procura compreender. Faça isso com sinceridade de coração. Homens espirituais, responsáveis e amorosos terão prazer em conduzi-la às respostas procura para estar em paz.

Sobre a saída do pastor da ICM, a que você se referiu, somente ele poderá dizer as razões que o levaram a tomar essa atitude. Se você realmente deseja saber a verdade, pergunte a ele. Não acredite ingenuamente em boatos nem em testemunho de pessoas que, de algum modo, sentiram-se ofendidas com a saída dele. Tenho certeza que, sendo ele um homem de Deus, como você afirmou, tirará suas dúvidas com cuidado para não enfraquecer a sua fé nem desarmonizar sua vida espiritual.

Querida, a ausência de despedida não significa que ele não tenha amado as ovelhas. Ao contrário, creio que ele fez isso para evitar constrangimentos à igreja. Não deixe dúvidas fustigarem sua vida, pois a dúvida lhe traz insegurança e retira a sua paz. Busque sempre a verdade e não se deixe influenciar pelas escolhas dos outros – ainda que sejam a maioria. Você é a responsável por suas decisões. E todas as nossas escolhas geram consequências, boas ou más.

Quanto a temer pelo descumprimento de doutrinas, orientações e revelações da Igreja Cristã Maranata, posso lhe assegurar que só é pecado o descumprimento da palavra de Deus.

Minha irmã, talvez o que você pensa ser uma doença espiritual seja apenas fadiga. Quando estamos diante de muitas exigências cotidianas e não as conseguimos cumprir, nos sentimos frustrados, não e mesmo? E quando as exigências são “espirituais”? Do mesmo modo, se não as conseguimos cumprir, por diversas razões, nos sentimos frustrados, ou melhor, nos sentimos “fracos espiritualmente”.

Apenas para que você perceba que o que pode estar acontecendo com você é apenas fadiga, vou relacionar as exigências espirituais que pesam sobre você. Como membro da ICM, para que seu “nível de espiritualidade” seja considerado bom, você tem que frequentar os cultos diários (de segunda a segunda, exceto a sexta), participar das reuniões da madrugada, limpar a igreja, não usar calça comprida, jamais ir a outras denominações, evitar contato com ex-membros, nunca namorar um jovem que não seja da ICM, ser assídua nas reuniões do culto profético e atender todas as convocações para os seminários, cultos ao meio dia, jejuns semanais e programação de evangelização. Dentro desses quesitos, sua espiritualidade será elevada principalmente pela quantidade de madrugadas que você fizer e pela frequência de dons que você entregar nas reuniões dos cultos proféticos.

Querida, no mundo atribulado em que vivemos somos cobrados por todos os lados, como cidadãos, como estudantes, como profissionais, como pais, como filhos, como maridos, como esposas, como amigos, como crentes etc. É praticamente impossível atendermos a todas as demandas sem nos desgastarmos. Também, é possível que não consigamos fazer tudo no tempo e do modo que planejamos – isso é normal. Não somos de ferro e também não somos perfeitos.

Sugiro que você respire fundo, recomponha suas energias e reavalie a ordem de suas prioridades, especialmente entre aquelas que elevam seu nível de intimidade com Deus e as que apenas aumentam seu desgaste físico. Eu sei que tudo o que você faz é importante, mas, entre as coisas importantes, há aquelas que devem ser feitas em primeiro lugar. Caso você não consiga fazer tudo, deixe de fora o que estiver no final de sua lista de prioridades.

Por fim, minha irmã, converse com seu pastor sobre suas limitações e ansiedades e caso ele lhe oriente de modo diferente do que eu lhe disse, fique com a orientação dele, que é o seu pastor e deve velar por sua vida.

 “28 Vinde a mim, todos os que estais cansados e sobrecarregados, e eu vos aliviarei. 29  Tomai sobre vós o meu jugo e aprendei de mim, porque sou manso e humilde de coração; e achareis descanso para a vossa alma. 30  Porque o meu jugo é suave, e o meu fardo é leve.” (Mateus 11:28-30 RA)

O Senhor te abençoe e te guarde; o Senhor faça resplandecer o seu rosto sobre ti e tenha misericórdia de ti; o Senhor sobre ti levante o seu rosto e te dê a paz.

Grande abraço,

Pastor Sólon.