Carta 35

02/07/2013 12:30

De: JOÃO

Em 28/04/2009 20:33

A paz do Senhor Pastor Solon

Querido irmão sou membro da ICM, tenho passado por momentos complicados em relação as coisas que vejo e que não concordo na ICM, certas atitudes que vejo contrárias aquilo que Deus ensina, comportamentos de pessoas que se acham melhores que os outros, dotados da verdade.

Já há muito tempo tenho refletido sobre certas atitudes que discordo na ICM, não discordo apenas por discordar mas sim por não ver fundamentos que as justifiquem. Recentemente falei com um irmão, "ex-membro" da ICM, ele me informou sobre o site e da sua experiência o enquanto membro da ICM, entrei no site do irmão e li muitos comentários que me fizeram entender e ver coisas que não compreendia e que tinha dúvidas, falavam de certas atitudes mas não entendia o porque?.

O meu propósito não é falar mal da ICM, pois é onde congrego, muitas vezes ouvi histórias de pessoas que falavam mal e depois perdiam a salvação, confesso que pensava duas vezes antes de falar algo pois temia que isso acontecesse comigo. Num dos seus relatos que li aprendi que o que deve prevalecer não é a ética mas a verdade. A verdade prevalece independentemente de tudo que possa vir para persuadir.

Irmão o que desejo é servir ao Senhor, confesso que não me sinto bem com certas coisa que vejo que não é certo e vejo que ninguém faz nada, certas atitudes que contrariam muitas das vezes o que eles falam. Uma dúvida que tenho em relação ao que vejo, consultar uma pessoa para ser usada? Exemplo; Eu não me sinto a vontade quando eles querem consultar na palavra se irei dirigir o louvor! Será que Deus não pode revelar através dos Dons claramente quem é que ele deseja usar? Será que apenas a consulta é essencial para saber a vontade do Senhor?

Tenho vontade conhecer a igreja que o irmão está mas estou (LOCAL), desejo servir ao Senhor, as vezes penso em ir para outras igrejas mas não consigo, é como se algo me prendesse, é como se Deus não iria mas se revelar a mim.

Tenho muitas dúvidas, muitas coisas não percebo e sei que por vezes sou enganado por não conhecer a palavra de Deus, em muitas reuniões saio revoltado com certas atitudes que vejo, sei que nada é por acaso e que não foi um por acaso encontrar o site do irmão e ler o que lá está.

Quando deixo de ler parece que volto ao que era, vejo apenas a denominação que estou mas quando leio os estudos no site, os testemunhos, vejo que estou errado, sinto que Deus esta abrindo os meus olhos.

O que devo fazer em relação a isso? Eu sei que devo buscar a Deus, é difícil passar por uma situação dessa, sem saber o que fazer, parece que sou o "mal da fita" a "ovelha negra". Não tenho ninguém que me compreenda, sei que se falar para alguém o que sinto e penso serei tratado como um caído.

Irmão peço ao Senhor que te use para me esclarecer e me mostrar o que estou fazendo de errado, ao onde preciso mudar, sei que não devo jogar a culpa em cima de ninguém, não sou melhor do que os outros, também sou necessitado da graça de Deus, e erro. Preciso saber o que devo fazer em relação tudo isso.

 Desde já agradeço a oportunidade e obrigado pelo tempo disponível.

(...)

 

De:pastor-solon   

Data: 29/04/2009

Prezado irmão JOÃO, que a paz do Senhor Jesus seja contigo.

Fico feliz em saber que o site tem lhe ajudado a pensar de maneira crítica sobre a nossa fé.  Terei cuidado em respondê-lo, uma vez que, pelo que notei, você é um obreiro da Igreja Cristã Maranata. Por isso, serei mais breve que o usual.

Quanto ao que você falou, sobre pessoas que parecem ser melhores que outras, dotadas de uma verdade que ninguém mais tem, vou apenas remeter-lhe a um texto bíblico, que serve para mim e para você, para a minha denominação e para a sua.

“Porque, pela graça que me foi dada, digo a cada um dentre vós que não pense de si mesmo além do que convém; antes, pense com moderação, segundo a medida da fé que Deus repartiu a cada um.” (Romanos 12:3 RA)

Sobre o falar mal, sei que esse não é o seu propósito. Também, não é o nosso. Queremos apenas falar a verdade, segundo a nossa própria consciência. Se há algo que o tem incomodado sugiro que medite no seguinte texto:

“Seja a paz de Cristo o árbitro em vosso coração, à qual, também, fostes chamados em um só corpo; e sede agradecidos.” (Colossenses 3:15 RA)

Entendeu? A paz funciona como um sintoma de uma doença qualquer. Quando sentimos dor em uma parte do nosso corpo é porque algo não vai bem nessa parte do corpo. De igual modo, se falta paz é porque alguma coisa não está muito bem no nosso organismo espiritual. O juiz (árbitro) que sentencia o que não vai bem em nossos corações é a paz.

Sobre sua dúvida acerca de se consultar para alguém dirigir o louvor, creio que isso é apenas uma regra da sua denominação, que você deve atender enquanto estiver sujeito a esse ministério. Você não conseguirá mudar isso. Então, é melhor você cumprir de bom grado e não se irritar, pois isso só lhe fará mal.

Quanto a visitar outras igrejas, entendo que isso é saudável e em nada impedirá Deus de falar com você – ao contrário. O medo que você sente foi plantado em sua vida e não é de Deus, mas o amor pode resolver isso:

“No amor não existe medo; antes, o perfeito amor lança fora o medo. Ora, o medo produz tormento; logo, aquele que teme não é aperfeiçoado no amor.” (1 João 4:18 RA)

Sobre a leitura que você tem feito dos textos do site, se você entender que não devemos nos isolar e que o corpo de Cristo vai além das fronteiras da nossa denominação e que o amor é um mandamento para nós e não uma opção, já estou satisfeito. Você não precisa mudar de igreja. Sugiro apenas uma mudança no seu modelo mental para não incorrer em condenação por não cumprir um mandamento de Jesus.

Por fim, o amor divino gerado em nós resulta do amor que temos por Cristo: “Isto vos mando: que vos ameis uns aos outros” (João 15:17). A carne, que milita em nós contra o Espírito, procura intervir com argumentos como: temos opiniões diferentes sobre doutrinas e práticas que não estão explícitas na Bíblia; somos de congregações diferentes; vocês admitem atitudes que não aprovamos, etc. Devemos combater essas tentações da carne, praticando o amor proveniente da parte de Deus.

O Senhor te abençoe e te guarde; o Senhor faça resplandecer o seu rosto sobre ti e tenha misericórdia de ti; o Senhor sobre ti levante o seu rosto e te dê a paz.

Grande abraço,

Pastor Sólon.