Carta 290

18/07/2013 01:01

Conheço a Igreja Cristã Maranata há mais de 38 anos. Sou da época em que se chamava Igreja Cristã Presbiteriana, por causa de sua origem principal, a Igreja Presbiteriana do Brasil.

Fui Diácono ainda muito jovem e solteiro, com apenas 18 anos, exatamente pela carência de pessoas na Obra (sim continuo chamando de obra). Quando fomos construir o primeiro templo do sul do Espírito Santo, na cidade de Mimoso do Sul, discordei de um "ungido" enviado pelo Presbitério, que logo na semana seguinte levou o Pastor Amadeu, para me excluir com apenas 19 anos. Tudo porque não concordei em colocar uma janela velha na construção, já que até àquele ponto da construção os poucos membros da igreja não haviam recorrido em nada ao Presbitério. Isso ocorreu há mais de 33 anos.

Na condição de jovem e de certa forma empolgado com a Igreja, fiquei profundamente triste, decepcionado, angustiado e até doente. Passei anos culpando a mim mesmo, "não tinha que ter questionado um ungido". Contudo não estou aqui para criticar a ICM nem para difamá-la, pelo contrário, hoje mais que nunca vejo que todos os ensinamentos foram verdadeiros, em nenhum momento vi qualquer pastor pregar prosperidade, mas sou testemunha viva que, assim como eu, as pregações sempre tiveram como alicerceres a vulnerabilidade do homem. O pastor que me excluiu e o "ungido" estavam vulneráveis e permitiram que um jovem dedicado fosse expulso publicamente, pois utilizaram o púlpito para fazê-lo.

Pastor Amadeu me excluiu na época, mas também não posso negar o volume de vezes que ele deixou sua família sozinha em Vila Velha para enfrentar estradas pelas madrugadas e chegar no dia seguinte e ter que enfrentar, na condição de médico, um posto de saúde abarrotado. Com ele muitos outros pastores e servos dedicados. O que aconteceu com a ICM, do ponto de vista jurídico, não existe motivo para prisões de seus membros, muito menos para o Pastor Gedelti, que nunca censurou nada, até gostava/gosta de ouvir música sertaneja calma. Nunca ouvir do Pastor Gedelti palavras desagradáveis no que tange a criticar qualquer que seja o membro ou criticar que ouve Silas Malafaia e outros pregadores que utilizam a TV, como muitos o tem acusado.

Muitos membros da ICM se distanciaram de outras denominações, não por achar que só o pessoal da obra seria salvo, mas exatamente por observar que na Maranata o culto é extremamente organizado e permeado de reverência. Atualmente não sou membro efetivo da Igreja, mas a defendo por reconhecer seu valorozo trabalho espiritual em muitas pessoas que não enxergavam mais esperança na vida e por meio dela foi possivel conhecer o Criador.

Quem conhece favelas e extrema pobreza neste país, irá concordar comigo, pois o membro da Maranata é facilmente reconhecido mesmo dentro da pobreza, porque consegue ser organizado, limpo e demonstrar segurança. Tenho observado isso há muitos anos, não para fazer comparações dolosas, mas de forma natural. Isso tem muito peso na vida. Pode até parecer estranho para muitos que nunca experimentaram conhecer de perto e até conviver com pessoas extremamente pobres (creio que muitos médicos podem ratificar o que escrevo), mas nessas ocasiões que vemos o valor dessa Obra.

Na verdade eu já estava achando até estranho a ICM passar por tantos anos ilesa. Se lermos a Bíblia podemos testemunhar que as falhas do homem são constantes e o sofrimento dos homens de Deus está no còmputo desde o velho testamento até o novo. As condenações e os julgamentos com origem nas legislações da época são exemplos clássicos. O próprio Jesus foi condenado pela lei romana, assim como Paulo dentre muito outros do velho testamento.

O momento não é para condenar, mas apenas para refletir nosso verdadeiro papel neste mundo, onde somos apenas peregrinos em terra estranha. Depois de tantos acontecimentos e distante da Obra, agora reconheço, que passar na têmpera da lide, fará da ICM ainda melhor. Sugiro a todos a leitura ou releitura do Livro de Paulo aos Romanos. Se não quiserem ler a Bíblia, então leiam os livros do meu amigo Augusto Cury. As respostas virão. E Jesus também.

RESPOSTA

Prezado irmão Guilherme, que a paz do Senhor Jesus seja com toda a sua casa.

Se entendi bem, você pertenceu à Igreja Cristã Maranata enquanto ela ainda estava em formação e nela permaneceu por pouco tempo, até que fosse excluído ainda bem jovem, certo?

Logo, devo concluir que você não conheceu a Maranata que eu conheci e nela permaneci por quase 20 anos, sendo instruído passo a passo em sua doutrina, práticas, ritos e onde exerci o ministério, participando das reuniões que membros como você nunca tiveram a oportunidade de participar.

Amado, apesar dos 38 anos citados, você conheceu a ICM de longe e do lado de fora, enquanto eu a conheci muito de perto e do lado de dentro, no âmbito da intimidade onde decisões eram tomadas. Não quero convencê-lo de nada, mas só estou querendo lhe mostrar que nós conhecemos igrejas diferentes porque olhamos para ela de um lugar diferente. Isso é decisivo! O ângulo de visão e o ponto de referência pode alterar completamente o que se vê.

Estou acostumado a receber cartas de pessoas que possuem uma visão completamente diferente da minha. Certamente, isso acontece pelas razões que citei. Não raro, recebo cartas de meros membros que tentam me dizer o que é a ICM, como se soubessem mais do que eu sobre o assunto ou como se eu estivesse falando de algo que eu não conheço bem. Eu compreendo...

Quanto ao conteúdo de seu texto, veja se eu entendi bem o que você quis dizer:

a)    a ICM ainda é “a obra”;

b)    você foi ferido e injustiçado, mas não quer difamar a ICM;

c)    todos os ensinamentos da ICM são verdadeiros, uma vez que lá não se prega a teologia da prosperidade e que sua mensagem se fundamenta apenas na vulnerabilidade do homem;

d)    pastor que se descuida de sua família, deixando-a sozinha, para servir à igreja deve ser enaltecido;

e)    do ponto de vista jurídico, não há razão para os pastores da ICM estarem presos;

f)     o pastor Gedelti “nunca censurou nada” e prova disso é que ele gostava/gosta de escutar música sertaneja;

g)    você nunca ouviu o pastor Gedelti dirigir palavras desagradáveis ou criticar membros da igreja;

h)   o pastor Gedelti não critica os membros que gostam de ouvir Silas Malafaia ou outros pregadores da televisão;

i)     membros da ICM não se afastam das outras denominações por serem exclusivistas, mas porque na Maranata o culto é melhor, mais organizado e reverente;

j)      a igreja Maranata apresenta um valoroso trabalho espiritual e tem dado esperanças a desesperançados;

k)    a ICM é reconhecida na pobreza das favelas pelo trabalho que lá realiza, já que atua de modo organizado, limpo e com segurança e muitas pessoas nem sabem o que é isso. E esse trabalho mostra o valor da “obra” (ICM);

l)      é de se admirar que a ICM tenha passado tanto tempo ilesa, já que a bíblia é repleta de exemplos de homens falhos que também sofreram condenações e julgamentos com origem nas legislações do passado;

m)   uma legislação falha leva homens íntegros a sofrer condenações, a exemplo do próprio Jesus, Paulo e muitos outros que foram condenados pela lei romana ou legislação de tempos passados;

n)   não devemos condenar (julgar?) os fatos que sobrevieram com a ICM, pois somos peregrinos nesta terra;

o)    a ICM será uma igreja melhor depois que toda essa turbulência passar;

p)    quem não quer ler a bíblia, deve ler os livros de Augusto Cury e terá as respostas que precisa.

Amado, a menos que eu não tenha compreendido bem o que você quis dizer, lamento não poder concordar com nenhuma de suas colocações, de “a” a “p”.

Entretanto, parece-me que você não quer minha opinião, mas deseja apenas expor seus pensamentos. Respeito isso e vou publicar sua carta, ok? Afinal, como certa vez disse Voltaire, “posso não concordar com nenhuma das palavras que você disser, mas defenderei até a morte o direito de você dizê-las”.

O Senhor te abençoe e te guarde; o Senhor faça resplandecer o seu rosto sobre ti e tenha misericórdia de ti; o Senhor sobre ti levante o seu rosto e te dê a paz.

Grande abraço,

Pastor Sólon.

 

NOVO CONTATO, em 18/7/2013

Caro Pasto Sólon,

 Fiquei muito feliz com a celeridade de sua resposta e a atenção que me concedeu. Contudo, talvez eu não tenha sido muito claro em relação aos itens "a" e "d".

 No item "a", por exemplo, não quero afirmar que a ICM "é a obra", mas também está no cômputo da obra de Deus, exatamente por milhares de pessoas que ali estão se dedicando com sinceridade e amor.

 No item "d", não quis afirmar que pastor que deixa sua família sozinha deva ser enaltecido, apenas um exemplo de dedicação que pastores praticam, não só em relação a família, mas também ao trabalho.

 Quando menciono que a ICM será uma igreja melhor quando tudo isso passar, porque acho que tudo ocorre conforme a vontade de Deus, sobretudo com pessoas boas e que buscam ao nosso Criador com sinceridade sem se afastar dela.

 Estou tendo muita dificuldade de adaptação a outras igrejas, pois gosto de um culto de reverência, sem palmas, sem danças e sem apelação para apertar a mão de outra pessoa que está ao seu lado, porque naquele momento  gostaria de estar buscando mais a comunhão com Deus Criador e não gosto de ser forçado a nada.

 Estou passando por um momento pessoal muito delicado. Gostaria de buscar mais a comunhão com o Criador e fico triste quando vejo pessoas deixando a ICM e alguns se embreando no mundo ou diminuindo substancialmente o foco e a fé, passando ser pessoas frias e céticas. Céticas pode até ser, mas distanciando da comunhão com Deus é algo que considero muito triste.

 Ratifico inclusive, que em conversa com gestores da Receita Federal, fui informado que não havia nenhum motivo para prisões, tudo ocorreu dentro de um exagero sem precedentes. O que concordo plenamente pela minha humilde visão jurídica.

Agradeço profundamente a atenção

 Guilherme Gomes de Souza

 

RESPOSTA em 18/7/2013:

Prezado irmão Guilherme, que a paz do Senhor Jesus seja com toda a sua casa.

Também fico contente por você ter compreendido minhas palavras. A rapidez da resposta foi porque entrei de férias esta semana rsrs.

Seus esclarecimentos são válidos e seu pensamento respeitável. Vejo que você é um bom homem que procura servir a Deus de modo íntegro.

Todos nós temos preferências e isso deve ser respeitado. Confesso que eu também detesto reuniões quem me mandam “falar com o irmão ao lado”, repetir palavras (“repita comigo”) ou atender comandos que me constranjam a fazer ou deixar de fazer algo. Por educação, obedeço, mas acho lamentável sermos colocados em situações onde parecemos meninos manipulados por um adulto. Isso gera, inclusive, situações inconvenientes. Por exemplo: recentemente fui a um culto de uma clínica de recuperação de dependentes. Durante o período do louvor o dirigente mandou que cada um dos presentes desse a mão à pessoa ao seu lado. A única pessoa ao meu lado era uma jovem senhora, que me deu sua mão. Não bastasse isso, o dirigente não deu comando para soltarmos as mãos, de modo que passei boa parte do culto de mãos dadas com uma estranha, que não soltava minha mão. Apesar do constrangimento que passei, gostei da mensagem e dos testemunhos que ouvi ali. Não deixarei de ir lá por causa de uma única coisa que não gostei.

Querido, penso que devemos ser pacientes e fazer nossas escolhas em razão do conteúdo e não da forma. De nada adianta reverência, organização e aparência de santidade se o conteúdo não for bom. Veja que os fariseus foram repreendidos por Jesus porque o conteúdo não era bom.

Ai de vós, escribas e fariseus, hipócritas! porque sois semelhantes aos sepulcros caiados, que por fora realmente parecem formosos, mas por dentro estão cheios de ossos e de toda imundícia. (Mt 23:27)

Não estou dizendo que a forma não interessa. Estou dizendo que o conteúdo é a essência. Eu acredito que um interior limpo, puro e bom inevitavelmente será refletido no exterior. O que Jesus condenou foi a dissimulação ardilosamente preparada para enganar os observadores, ou seja, a máscara, a “pele de cordeiro”, o disfarce, a aparência preparada para impedir que se veja o que realmente está por dentro.

Amado, tenho certeza que você encontrará um lugar onde as pessoas sejam verdadeiras, sinceras e que não usem máscaras. Evidentemente, os defeitos dessas pessoas serão mais facilmente perceptíveis (estão “na cara”), mas ainda é melhor você saber quais defeitos elas têm do que achar que elas não têm defeitos e que são perfeitas. Se você estiver diante de uma reunião de pessoas que lhe pareçam perfeitas demais, tome cuidado. Você pode estar sendo enganado. Se você realmente quer adorar a Deus em um culto, feche seus olhos e eleve seu coração ao Senhor.

Por fim, querido, quanto às pessoas que estão deixando a ICM, sei que parece triste, mas não se preocupe, pois os necessitados, sinceros e humildes serão amparados pelo próprio Deus. Os demais acharão outra boa religião para continuar fazendo a mesma coisa que sempre fizeram.

Quem é injusto, faça injustiça ainda: e quem está sujo, suje-se ainda; e quem é justo, faça justiça ainda; e quem é santo, santifique-se ainda. (Ap 22:11)

No mais, parabéns por sua coragem de declarar o que pensa sem omitir sua identidade.

A propósito, nos dias 3 e 4 de agosto eu e outros dois pastores estaremos em Vitória, Cariacica e Vila Velha. Estamos relacionando as necessidades urgentes de visitas e, também, faremos algumas reuniões de libertação e um culto. Sei que nosso formato e nossas práticas são bem diferentes do que você gosta, mas caso você realmente esteja necessitado de ajuda, estamos à sua disposição, ok?

O Senhor te abençoe e te guarde; o Senhor faça resplandecer o seu rosto sobre ti e tenha misericórdia de ti; o Senhor sobre ti levante o seu rosto e te dê a paz.

Grande abraço,

Pastor Sólon.