Carta 269

02/07/2013 17:38

DATA DA PUBLICAÇÃO: 20/3/2013

 

De: JOÃO

Para: Pastor Sólon

Data: 20 de março de 2013 16:48

Assunto: Ajuda

Prezado Pastor Sólon,

A Paz do Senhor,

Não pude deixar de escrever, porque penso, que o Sr. escreveu a minha autobiografia.

Ainda sou membro da ICM aqui no (...), desde 8 anos, e hoje tenho (...), e só Deus, sabe o quanto estou sofrendo por dentro, a ponto de me sentir um grou, um pelicano no deserto.

Há algum tempo, desde que a série de acontecimentos com nossa igreja, e acredite, Deus já estava me confortando, e não tenho sido mais o mesmo.

Seria fácil, no entanto, admitir que fui influenciado pela imprensa, pela mídia, pelos ataques, dentre diversas fontes de informações que traziam a tona, "supostas" práticas ou outras atitudes que não convém a mim julgar, mas é fato que, quanto mais me distancio dos fatos, mais sou atraído por uma vontade inegável de deixar a ICM.

Como o Sr. mesmo diz em seu testemunho, não podemos negar o que vivemos, as largas experiências, a forma como Deus nos resgatou, mas sinto-me tão amargurado, triste, sou infeliz, e sei que se eu persistir, já não terei um coração voluntário, nem serei o servo que talvez Deus queira usar na ICM. Mas, quero sim, mais e mais, ser um vaso nas mãos de Deus, e sinto que é como se Ele tivesse outros planos para mim, um chamado ainda maior, não para me enaltecer, não, mas é como se Ele tivesse algo para mim, que ainda estou por descobrir.

Mas não é facil se desligar de algo que custou toda a sua vida, as amizades, que tenho por certo perder. A "certeza" de um ministério vindouro, se Deus assim o permitir. Sabe, eu amava ouvir as canções do Diante do Trono... Quantas vezes chorei e me rendi ao meu Salvador, mas, era facilmente frustrado quando se ouvia falar que aquilo era movimento, fruto da carne etc. Não tenho nenhum sentimento ou mágoas no meu coração quanto aos meus irmãos, à própria Instituição, mas sinto que estou sem rumo, sem chão.

Já faz alguns dias que não durmo, e esse assunto não me sai da cabeça. Tenho orado, levantado para orar de madrugada, e acredite, tenho esperado Deus me exortar e dizer que estou errado, na carne, mas não é isso que tem acontecido. Quando orei ao Senhor, Ele me mostrou coisas terríveis sobre aqueles fatos, sobre o momento.

Mas, o que me conforta é saber que o Senhor Deus não tem me deixado. Ontem, quando estava saindo de casa para o trabalho, pedi um texto em Sua Palavra, e Ele me disse: Até ali a tua mão me guiará e a tua destra me susterá Sl 193:10.

Só queria que o Sr. orasse por mim, não sei se o que estou sentindo vem de Deus, mas sinto-me tão aliviado por estar desabafando. Estou infeliz.

Sem mais.

Abs.

          

De: Pastor Sólon

Para: JOÃO

Data: 20 de março de 2013 23:47

Assunto: Ajuda

Prezado irmão JOÃO, que a paz do Senhor Jesus seja com toda a sua casa.

Amado, a coincidência em nosso testemunho se deve às nossas origens. Querendo ou não, nós temos muito mais coisas em comum. Qualquer pastor de outra denominação pode ouvir e acreditar no nosso testemunho, mas, tenho certeza, nenhum deles faz ideia do que nós realmente vivemos. Digo isso não como uma crítica, mas como um modo de lhe dizer que eu entendo perfeitamente a angústia que você está vivendo nestes últimos anos.

Querido, você não está sozinho. Certa vez o profeta Elias se sentiu assim também. Depois de enfrentar e matar os profetas de Baal, foi prometido de morte por Jezabel. Para escapar da perseguição, Elias teve que se retirar para o deserto e ali ficou muito triste e desolado, pensando que só ele estava resistindo à idolatria, mas Deus lhe mostrou que havia outras pessoas nas mesmas condições que ele:

"2 Deus não rejeitou o seu povo, a quem de antemão conheceu. Ou não sabeis o que a Escritura refere a respeito de Elias, como insta perante Deus contra Israel, dizendo: "3 Senhor, mataram os teus profetas, arrasaram os teus altares, e só eu fiquei, e procuram tirar-me a vida. "4 Que lhe disse, porém, a resposta divina? Reservei para mim sete mil homens, que não dobraram os joelhos diante de Baal." (Romanos 11:2-4)

Portanto, amado, saiba que há muitas pessoas que lutam pela mesma causa que você está lutando. Perceba que eu não estou comparando a ICM com Acabe ou com Jezabel. Estou apenas tentando lhe dizer que se você está lutando pela causa do evangelho, você não está sozinho, embora muitas vezes seja levado a pensar que toda a religião está corrompida e que não há mais pessoas sinceras, comprometidas com a verdade e que resistam ao mal.

Meu irmão, se Cristo um dia salvou a sua vida, certifique-se do quanto ele também transformou o seu caráter. Se tem uma coisa que me deixa triste é ver a quantidade de pessoas que professam o nome de Cristo, mas ignoram os seus mandamentos e os seus conselhos, no que se refere à conduta moral, social e espiritual.

Eu teria um amontoado de exemplos para dar, mas vou me limitar a falar da falta de amor ao próximo (Mt 5:43), da avareza (Mt 5:42; Cl 3:5), do materialismo exacerbado (Mt 5:19-21, 24), da infidelidade conjugal (Mt 5:27-28), do divórcio (Mt 5:32), da vingança (Mt 5:38-39), da soberba (Mt 5:38-39), da vaidade (Mt 6:1; Sl 24:4) e das ofensas entre irmãos (Mt 5:22-24).

Amado, todas essas coisas hoje estão comuns no nosso meio, dito evangélico. E veja que Jesus teve o cuidado de tratar objetivamente desses assuntos com seus discípulos no sermão do monte, mas essas questões parecem ser secundárias, de menor importância, a notar o modo como são desprezadas pelos cristãos modernos.

Parece-me que a igreja tem falhado em não ensinar sobre o que vem a ser o amor ao próximo. Do modo como vejo os cristãos se tratando mutuamente, com ofensas pessoais, expressões de ódio, chacotas e até mesmo comemorando o infortúnio do outro, penso que não aprendemos nada sobre o amor a que a bíblia se refere.

No passado, eu ficava triste ao ver a liderança da ICM fazendo chacota com os erros de outros grupos de cristãos ou denegrindo a imagem daqueles que se afastavam ou eram expurgados da igreja. Por várias vezes eu vi isso com meus próprios olhos e ouvi isso pessoalmente. Ora, se eu ficava triste quando estava do lado de lá, do mesmo modo eu fico triste agora que estou do lado de cá. Não gosto de ver pessoas se aproveitando dos fatos recentes para comemorar o infortúnio dos nossos irmãos.

"11 Amado, não imites o que é mau, senão o que é bom. Aquele que pratica o bem procede de Deus; aquele que pratica o mal jamais viu a Deus." (3 João 11)

"21 Não te deixes vencer do mal, mas vence o mal com o bem." (Romanos 12:21)

"21 tu, pois, que ensinas a outrem, não te ensinas a ti mesmo? Tu, que pregas que não se deve furtar, furtas? "22 Dizes que não se deve cometer adultério e o cometes? Abominas os ídolos e lhes roubas os templos? "23 Tu, que te glorias na lei, desonras a Deus pela transgressão da lei? "24 Pois, como está escrito, o nome de Deus é blasfemado entre os gentios por vossa causa. " (Romanos 2:21-24)

Mas, vamos ser honestos. Eu também falo contra muitas coisas e não tenho receio de defender a verdade, mesmo quando ela parece ofensiva. Veja que eu sou um defensor da doutrina de Cristo e não posso me calar diante de heresias que desvirtuam o evangelho do Senhor Jesus. Eu mesmo elaborei um seminário que é muito enfático e firme contra as heresias do “movimento fé”. Mas, isso não me dá o direito de desrespeitar quem quer que seja. Falo contra as heresias e não contra os que as praticam. Afinal, mesmo os heréticos aos nossos olhos merecem nosso respeito, pois eles têm o direito de acreditar e de seguir o que quiserem.

Até para falar a verdade temos que ser cuidadosos.

Sabemos que muitas vezes as pessoas ficam ofendidas com a verdade. Isso é inevitável. Mas, uma coisa é a pessoa se ofender por ouvir a verdade, outra bem diferente é ela ficar ofendida pelo modo desrespeitoso, agressivo ou descuidado de eu dizer a verdade.

Ora, se alguém não pensa como eu penso isso não faz dele um inimigo meu. Eu não posso odiar alguém e desejar-lhe o mal somente porque ele defende uma crença diferente da minha. Divergências de opinião ou de crença não devem ser motivos para eu me alegrar com a desgraça alheia. Isso não é uma atitude cristã. Ao contrário, se eu tenho ódio ou um sentimento de vingança em meu coração é porque eu ainda não permiti que Cristo mudasse meu caráter. Quem não cuida dessas coisas está construindo a sua casa sobre a areia, pois ouve a palavra de Jesus e não a pratica:

Não te vingarás, nem guardarás ira contra os filhos do teu povo; mas amarás o teu próximo como a ti mesmo. Eu sou o SENHOR.” (Levítico 19:18 RA)

“18 se possível, quanto depender de vós, tende paz com todos os homens; 19  não vos vingueis a vós mesmos, amados, mas dai lugar à ira; porque está escrito: A mim me pertence a vingança; eu é que retribuirei, diz o Senhor.” (Romanos 12:18-19 RA)

“38 Ouvistes que foi dito: Olho por olho, dente por dente. 39 Eu, porém, vos digo: não resistais ao perverso; mas, a qualquer que te ferir na face direita, volta-lhe também a outra;” (Mateus 5:38-39 RA)

 

“Certo samaritano, que seguia o seu caminho, passou-lhe perto e, vendo-o, compadeceu-se dele.” (Lucas 10:33 RA)

Sobre essas questões, escrevi um pouco mais na carta 254 que está no site celeiros (https://www.celeiros.com.br/arquivos/cartas/254.pdf).

Amado, não se deixe influenciar pela imprensa. Os ímpios não devem guiar nossas opiniões. Permita-se guiar pelos princípios morais e espirituais que eu citei. No mais, cada um faz o seu trabalho. Quem é de Deus luta pelo reino de Deus e quem é de Satanás pelas coisas do seu reino. O modo que temos de lutar pelo evangelho é falar a verdade, anunciar a salvação, viver de acordo com os princípios ensinados por Jesus e fazer discípulos. O modo como Satanás tem de lutar pela sua causa é mentindo, enganando, estimulando a dissensão, a violência, a soberba e seduzindo o homem com as tentações da carne para a profusão do pecado que o afasta de Deus.

Quanto à sua voluntariedade em servir a Deus, não a deixe morrer. Lembre-se que você não está fazendo nada para agradar a homens, mas para cumprir a missão que Jesus nos deixou.

"19 Ide, portanto, fazei discípulos de todas as nações, batizando-os em nome do Pai, e do Filho, e do Espírito Santo;" (Mateus 28:19)

Para você abraçar este chamado não é necessário nenhuma revelação sobrenatural. Isto já está revelado. Jesus conta com você:

"15 E disse-lhes: Ide por todo o mundo e pregai o evangelho a toda criatura. "16 Quem crer e for batizado será salvo; quem, porém, não crer será condenado." (Marcos 16:15-16)

Meu irmão, você pode até permanecer na ICM, mas vejo que seu coração já se desligou dela. Você só não saiu ainda porque tem medo. Procure ajustar isso o mais rápido possível. Se você vai ficar, fique de coração. Se vai sair, tenha coragem de enfrentar o que você já sabe que virá pela frente. Seja como for, você só não poderá apresentar-se a Deus e dizer que enterrou o seu talento:

"24 Chegando, por fim, o que recebera um talento, disse: Senhor, sabendo que és homem severo, que ceifas onde não semeaste e ajuntas onde não espalhaste, "25 receoso, escondi na terra o teu talento; aqui tens o que é teu. "26 Respondeu-lhe, porém, o senhor: Servo mau e negligente, sabias que ceifo onde não semeei e ajunto onde não espalhei? "27 Cumpria, portanto, que entregasses o meu dinheiro aos banqueiros, e eu, ao voltar, receberia com juros o que é meu. "28 Tirai-lhe, pois, o talento e dai-o ao que tem dez." (Mateus 25:24-28)

Quanto ao que você ouviu sobre a suposta carnalidade de alguns “movimentos” evangélicos, sugiro que você comece a olhar com mais atenção para coisas que realmente são graves e podem estar passando despercebidas por você. Eu penso que até podemos ajudar a tirar o cisco do olho dos outros, mas antes devemos tirar a trave do nosso próprio olho, para que possamos enxergar melhor e não machucar quem tem o cisco em seu olho.

Bom, perdoe-me se fui além do que você me pediu, mas espero, sinceramente, que você construa sua casa sobre a rocha. Se você fizer assim, não perderá mais nem um dia de sono, ainda que lá fora esteja trovejando, ventando, chovendo e que as águas da enxurrada estejam batendo em sua casa.

 

"47 Todo aquele que vem a mim, e ouve as minhas palavras, e as pratica, eu vos mostrarei a quem é semelhante. "48 É semelhante a um homem que, edificando uma casa, cavou, abriu profunda vala e lançou o alicerce sobre a rocha; e, vindo a enchente, arrojou-se o rio contra aquela casa e não a pôde abalar, por ter sido bem construída." (Lucas 6:47-48)

O Senhor te abençoe e te guarde; o Senhor faça resplandecer o seu rosto sobre ti e tenha misericórdia de ti; o Senhor sobre ti levante o seu rosto e te dê a paz.

Grande abraço,

Pastor Sólon.

 

 
 

 

 

 

De: JOÃO

Para: Site Celeiros

Data: 21 de março de 2013 09:36

Assunto: Ajuda

Amado Irmão,

A Paz do Senhor,

Confesso que não esperava receber seu e-mail, pois quando enviei, recebi uma mensagem de volta informando que contatos seriam somente pelo site. Até pensei, pela minha ignorância, que talvez não era para ter enviado mesmo, rsrs.

Não precisa pedir perdão, não, o Sr. disse exatamente até mais do que eu precisava ouvir. O Senhor falou uma coisa muito verdadeira, que eu posso até permanecer na ICM, mas meu coração já se desligou dela.

Falo isso com pesar, pois gostaria muito de voltar à época da "inocência", onde se é feliz por "obedecer", não "questionar", onde a comodidade e a "estabilidade" nos torna servos tão "espirituais", tão certos do que se está vivendo. É tão engraçado, no bom sentindo, como a Verdade nos liberta, e logo eu, que usava isso me referindo aos outros, aos de fora... Somos tão vulneráveis, e a Palavra, tão Soberana nos ensina "Não julgueis para não serdes julgados...", e quanto a desprezei e não me atentei para ela.

Construí muitas coisas ao longo da minha caminhada com Cristo, meu caráter de cristão, os preceitos morais, mas pequei nos pequenos detalhes: neste tempo inteiro, "abandonei" minha família que não serve a Cristo, porque aprendi que trevas não tem comunhão com a luz, deixei de aproveitar momentos de lazer (do lazer que nos compete como cristão), porque aprendi que se Jesus voltasse naquele momento, em que talvez eu estivesse num cinema ou na praia, eu ficaria... Deixei de falar de Cristo para outras pessoas, porque, aprendi que somente evangelistas fazem isso muito bem, e somente evangelistas tem uma "unção" especial, que com uma palavra convertem as pessoas. Deixei de me aproximar de outros servos de Deus, porque eles eram de movimento, não eram da "obra"... Deixei de visitar outras igrejas, alias, uma vez fui "escondido" na batista Lagoinha, e fiquei tão surpreendido com a Presença de Deus naquele lugar, que voltei para casa, acredite, sentindo que havia traído ao Senhor por ter ido naquele lugar... Quão ingênuo... Mas amém, Deus está me dando a direção, e só irei sair se for a vontade dele. O que eu não quero, e não espero, é se, eu permanecer, que tentem me colocar em uma forma, e tentem limitar o E.S na minha vida.

Obrigado por suas humildes palavras. Sei que o Sr. não tem tanto tempo, mas mesmo assim se empenhou em sua escrita, e senti que suas palavras não foram apenas para dizer que retornou a minha mensagem. Eu ainda acredito no Evangelho, nas pessoas, e nunca deixei de acreditar no Poder de Deus, do qual sou testemunha ao longo de tantos anos. Só não quero viver assim, não sinto mágoas, muito menos ódio, até porque, esses sentimentos não cabem no meu coração. Não é isso que aprendi do meu Jesus.

Um forte abraço fraternal,

Muitíssimo obrigado, espero ter feito uma amizade fraterna.

Fique com Deus

JOÃO

          

De: Site Celeiros

Para: JOÃO

Data: 22 de março de 2013 01:52

Assunto: Ajuda

Prezado irmão JOÃO, que a paz do Senhor Jesus seja com toda a sua casa.

De fato, nem eu sei como o seu e-mail chegou à minha caixa de mensagem, pois eu já deixei o provedor UOL há anos.

Fico feliz em saber que você recebeu bem as minhas palavras. Em geral, não agrado muito. Mesmo assim, até agora não desanimei em continuar falando o que penso quando tenho oportunidade. Também, nem sempre somos compreendidos quando queremos ajudar, mas não podemos parar de tentar.

Por fim, é bom lembrar que nem todas as pessoas fazem bom uso da liberdade que as ajudamos a alcançar, mais isso não deve afetar a nossa consciência sobre a importância da liberdade.

Lembro-me que no ano de 2009 eu contratei um caseiro que andava de moto sem ter carteira de motorista. Para ajudá-lo a andar corretamente, já que ele era crente, fiz de tudo para que ele regularizasse sua situação. Matriculei-o em uma autoescola, paguei todas as despesas, dispensei-o para fazer as aulas etc. Assim que ele tirou a carteira, saiu da minha casa no dia do seu pagamento e nunca mais voltou. Simplesmente abandonou o emprego e nem mesmo me deu a sua carteira de trabalho para eu registrar a rescisão do contrato. Mais tarde fiquei sabendo que ele havia se tornado um cantor gospel bem conhecido, com CDs gravados, e, por isso, estava sempre viajando para se apresentar em algumas igrejas. Mas, no início deste mês vi a notícia de sua morte no jornal. Ele morreu em um acidente automobilístico em uma de suas viagens.

Minha mulher, sem pensar bem, chegou a me dizer que se eu não o tivesse ajudado a tirar a CNH ele poderia estar vivo. Essas palavras me fizeram lembrar do que outra pessoa já havia me dito. Certa vez, um correspondente me disse que eu estava fazendo mal às pessoas por ter publicado o meu testemunho sobre o tempo em que fui pastor na ICM, pois muitas ficavam abaladas e perdiam até mesmo a fé.

Ora, certamente, não sabemos o que cada um fará com o que lhe oferecemos. A liberdade, por exemplo, é uma coisa boa, mas não sabemos o que cada um fará com ela. Uns podem usá-la com responsabilidade e desfrutar de todos os seus benefícios de modo equilibrado, enquanto outros podem valer-se da liberdade para causar dano às suas próprias vidas.

Ao ajudar o meu ex-caseiro a tirar sua CNH eu creio que fiz algo bom para ele, embora ele tenha morrido dirigindo.

Veja bem, os três servos que receberam os talentos de Deus agiram de modo diverso e experimentaram resultados diferentes. Um deles acabou sendo lançado nas trevas exteriores por não ter utilizado o talento do modo correto. Alguém arriscaria dizer que o talento era mau e que causou a morte daquele homem? Certamente, não. O talento não era mau, mas o que o homem fez dele, Deus considerou algo mau e o julgou pelo seu comportamento.

Portanto, amado, se você quer ser totalmente livre e agir somente segundo a sua consciência, saiba que você será o único responsável por seu destino. Esta é a realidade de quem é livre para escolher o que quer fazer: não pode atribuir a ninguém, além de si mesmo, os resultados de suas escolhas. É por isso que eu nunca digo a ninguém para sair da ICM. Eu apenas conto a minha experiência e mostro a minha percepção dos fatos. Neste caso, eu não quero que alguém me tenha por responsável por seu sucesso ou por seu insucesso. Afinal, alguns saem e se desenvolvem, tornando-se pessoas melhores e mais úteis ao Senhor, enquanto outros saem e tornam-se vazias, improdutivos e até rebeldes à vontade de Deus.

Apenas em relação às ovelhas que Deus colocou aos meus cuidados sinto-me responsável por orientá-las de modo bem claro e objetivo, pois acho que esta é minha obrigação, especialmente quando sei que as ovelhas abrem mão de parte de sua liberdade quando se submetem a um pastor que as conduz.

Mas, no seu caso, amado, o importante é que você saiba que não é o “sair” ou o “ficar” que o aproximará ou o afastará de Deus. Eu, por exemplo, não ficaria em paz se tivesse que defender algo que eu não acredito, pois isso afeta profundamente a minha consciência cristã e prejudica a minha comunhão com Deus. Mas, eu sei que há muitas pessoas que não são afetadas pelo que está ao seu redor e vivem muito bem assim.

"5 Um faz diferença entre dia e dia; outro julga iguais todos os dias. Cada um tenha opinião bem definida em sua própria mente. (...) 12 Assim, pois, cada um de nós dará contas de si mesmo a Deus." (Romanos 14:5, 12)

Por fim, querido, se houver algo mais em que eu possa ajudá-lo, pode contar comigo, ok?

O Senhor te abençoe e te guarde; o Senhor faça resplandecer o seu rosto sobre ti e tenha misericórdia de ti; o Senhor sobre ti levante o seu rosto e te dê a paz.

Grande abraço,

Pastor Sólon.

 

 
 

 

 

 

celeiros.df@gmail.com