Carta 207

02/07/2013 16:38

DATA DA PUBLICAÇÃO: 29/1/2012

 

 

De: JOÃO

Para: Pr. Sólon

Data: 26 de janeiro de 2012 14:44

Assunto:Update on PES (found a recording online of the announcement of changes)

Solon,

You've heard there was a major scandal in the PES.  I heard for a while there was some kind of annoucement made earlier this month in January 2012.  I found a recording online, and wanted to know what you understood. It's 3 or 4 minutes long:

https://www.(...).

You can play the video in your web browser.  It seems things are changing.   My hope is the abuses people have reported and corruption reported will be a thing of the past, once the legal proceedings are done in Brazil, and this finally reaches hits the media.  For now it sounds like they're trying to hard to keep things quiet.  But I think this is only a matter of time.   It seems they are now being forced to say some things on the subject, because people are not dumb sheep.

People are hearing things.   The internet is a powerful tool.   So anyway, from this recording, and what I heard previously, what I understood was, there were 4 main points - please confirm if I understood correctly:

1) they removing some people;

2) exploring legal options;

3) replacing the executive commission (and they announce the list of names);

4) updating their administrative structure to ensure this kind of thing never happens again.

At the end they seem to be saying something about how "the work of the Lord never needed heroes".   Interesting comment to make.

P.S. - Here is a copy of an Orkut posting which I previously read that seems to be confirmed now:

"...***COMUNICADO Nº:001/12 QUAL A OPNIÃO DE VOCÊS?***

(...)

 

 

 

De: Pr. Sólon

Para: JOÃO

Data: 29 de janeiro de 2012 16:53

Assunto:Update on PES (found a recording online of the announcement of changes)

 

Prezado irmão, que a paz do Senhor Jesus seja com toda a sua família.

Desculpe a demora da resposta. Embora eu não mais esteja respondendo cartas de novos correspondentes, estou respondendo àqueles que, de certo modo, tornaram-se próximos a mim a ponto de possuírem o meu e-mail pessoal.

Amado, sobre o conteúdo do Comunicado 001/2012 do Presbitério Espírito Santense da Igreja Cristã Maranata que você me enviou, só posso dizer que espero que tudo o que está ali seja verdade e que a igreja possa ser restituída daquilo que lhe foi subtraído.

Entretanto, como você já deve saber, eu acho que esse é o menor problema da ICM. Questões administrativas e judiciais são resolvidas até mesmo por homens ímpios. Eu lamento muitíssimo que pessoas estejam deixando a igreja por essas questões que, para mim, podem ser solucionadas com ações judiciais, se isso for realmente necessário (1 Co 6:4-7), e ajustes de controles internos.

Quanto aos fatos chegarem à mídia, eu espero que isso não aconteça, pois coisas desse tipo envergonham o evangelho e não a uma denominação em especial.

Por fim, quanto à observação final sobre “a obra não precisar de heróis” não sei exatamente do que se trata, mas creio que deve ser um ataque aos anônimos que denunciaram as impropriedades que vinham ocorrendo dentro do PES.

Apenas a título de esclarecimento, a Constituição Federal Brasileira permite a livre expressão do pensamento, mas proíbe o anonimato. Entretanto, denúncias anônimas são admitidas no ordenamento jurídico brasileiro, obedecidas algumas regras específicas. No âmbito privado, as instituições podem ter suas regras internas a esse respeito. Por isso, acho estranho o fato do denunciante ter sofrido represálias quando a própria ICM sempre estimulou os membros a fazerem denúncias anônimas ao Presbitério sobre fatos irregulares que tivessem conhecimento.

Mas, quem está na ICM deve saber melhor essas coisas do que eu.

O Senhor te abençoe e te guarde; o Senhor faça resplandecer o rosto sobre ti e tenha misericórdia de ti; o Senhor sobre ti levante o rosto e te dê a paz.

Grande abraço,

Pr. Sólon.

 

 

DATA DA PUBLICAÇÃO: 2/2/2012

 

 

De: JOÃO

Para: Pr. Sólon

Data: 1 de fevereiro de 2012 15:29

Assunto: Article in paper showing Pr. Mario Luiz de Moraes has left ICM-PES

Solon,

As you know Pr. Mario Luiz de Moraes has left ICM-PES.  He was in the Presbytery.  This supports what people recently have been saying about and concerned with - the alleged corruption in the PES.    This casts doubts on if the PES properly handled the situation of past pastors who left or were removed from ICM (perhaps in some cases the reasons were sound, but in others it was in response to injustice). Here is an attachment, and the text quoted below.

You can verify this by going here: https://www.(...)

Look at page 10 of the classifieds At the top/middle of page 10 you'll see this (see also attached screenshot snippet)

COMUNICADO

Comunico a quem interessar possa, o meu desligamento da Igreja Crista Maranata - Presbiterio Espirito Santense, Ocorrido em dezembro de 2011 e oficializado nesta data.

Vitoria, ES, 01 de fevereiro de 2012.

Mario Luiz de Moraes

RG: 517.816-ES

Mario like others spoke up against the problems in the church.   Soon we'll only be left with corrupt pastors and people who only say "yes" to whatever they're told (no matter if it's from the Lord or not).

It's still ok to be in ICM, I think -  maybe things can change.  Some are staying to quietly warn people.

But this announcement, along with what else folks have been writing to you about (and you yourself have reported) show these are not isolated incidents.  Just more evidence of corruption and problems in the PES itself.

Let's pray the PES comes forward publicly and acknowledges wrongdoings and how things will be different without any pretence.

 

 

De: Pr. Sólon

Para: JOÃO

Data: 2 de fevereiro de 2012 00:49

Assunto: Re: Article in paper showing Pr. Mario Luiz de Moraes has left ICM-PES

 

Prezado irmão, que a paz do Senhor Jesus seja com toda a sua casa.

Sim, querido, eu sei dos fatos que envolveram a saída do Pr. Mário Moraes da ICM e também sei que ele iniciou uma nova igreja, salvo engano, Igreja Evangélica Louvai (IEL).

Porém, as informações que chegam a mim não passam de comentários e eu não tenho como saber se são procedentes ou não. Eu tenho uma enorme dificuldade de falar do que não conheço. Por isso, se eu não conheço algo, prefiro não emitir minha opinião a respeito.

Preciso dizer que eu não conheço o Pr. Mário Moraes e também não sei nada a respeito da igreja que ele fundou. Logo, não posso falar sobre isso. Meu desejo é que as motivações dele sejam as corretas e que a IEL se erga nas bases do evangelho do Senhor Jesus. Se ele pretende fazer outra ICM, já tem tudo o que precisa, mas, se deseja fazer algo novo, então a fórmula é diferente. Seja como for, se é de Deus, quem poderá impedir?

“33  Eles, porém, ouvindo, se enfureceram e queriam matá-los. 34  Mas, levantando-se no Sinédrio um fariseu, chamado Gamaliel, mestre da lei, acatado por todo o povo, mandou retirar os homens, por um pouco, 35  e lhes disse: Israelitas, atentai bem no que ides fazer a estes homens. 36  Porque, antes destes dias, se levantou Teudas, insinuando ser ele alguma coisa, ao qual se agregaram cerca de quatrocentos homens; mas ele foi morto, e todos quantos lhe prestavam obediência se dispersaram e deram em nada. 37  Depois desse, levantou-se Judas, o galileu, nos dias do recenseamento, e levou muitos consigo; também este pereceu, e todos quantos lhe obedeciam foram dispersos. 38  Agora, vos digo: dai de mão a estes homens, deixai-os; porque, se este conselho ou esta obra vem de homens, perecerá; 39  mas, se é de Deus, não podereis destruí-los, para que não sejais, porventura, achados lutando contra Deus. E concordaram com ele.” (Atos 5:33-39 RA)

Quanto à ICM, vou repetir o que já disse várias vezes: amo, sinceramente, os irmãos que lá estão e não preciso que eles me amem para que eu possa amá-los.

“Ora, o seu mandamento é este: que creiamos em o nome de seu Filho, Jesus Cristo, e nos amemos uns aos outros, segundo o mandamento que nos ordenou.” (1 João 3:23 RA)

Também, não tenho qualquer motivo para desejar que a ICM seja destruída ou envergonhada. Ao contrário, gostaria imensamente que a ICM evoluísse no amor, na humildade, na sinceridade e crescesse cada vez mais.

Em relação aos que estão saindo por decepções administrativas, certamente procurarão algo que se pareça com a ICM e, a meu ver, na essência, não terão ganho nenhum para suas vidas sob o ponto de vista espiritual.

No meu caso, eu saí porque minha consciência me constrangia o tempo todo: eu estava praticando o que eu não acreditava e achava que isso não era honesto. Eu sofria porque meu conhecimento do “evangelho” não me permitia pregar coisas que eu não acreditava. Por outro lado, minha consciência sobre autoridade espiritual não me permitia pregar nada que fosse contra a doutrina do ministério ao qual eu estava submetido. Eu me sentia imobilizado como pastor e percebi que o meu ministério era robotizado e limitado. Enfim, eu estava numa situação que só se resolveria se eu saísse. Assim, saí.

Quanto ao mais, eu não tenho nada que reclamar da ICM, pois sempre fui muito bem tratado e respeitado lá. Eu me sentia tão bem em relação aos meus irmãos da ICM que essa foi a única coisa que me fez retardar a saída: eu sabia que sofreria rejeição por parte das pessoas que até então me amavam. Naquele tempo essa decisão era muito mais difícil, já que isso não era comum e eu nunca tinha visto um pastor sair do modo como eu saí, sem ter tido qualquer problema na igreja.

Vale lembrar que minha saída foi solitária. Além da minha família, não levei absolutamente ninguém comigo. Uma única vez fiz uma visita a um casal da ICM que teve um bebê, mas só conversamos amenidades e não tocamos em assunto de igreja. Quanto ao meu testemunho, foi dirigido a ex-membros da ICM que se encontravam abatidos e rejeitados. Sobre meus textos mais recentes (clamor pelo sangue de Jesus, consulta à palavra e dons espirituais), já expliquei a razão de escrevê-los no artigo sobre a “caverna de Platão” e sei que esses textos mais espantam do que atraem os membros da ICM. Mas, eu não me preocupo com isso, pois quero ser livre para apresentar minhas convicções sem estar limitado pelo que as pessoas gostem ou não de ouvir.

Por essas e outras razões, a Comunidade Evangélica Entre as Nações (CEEN) tem uma gênese totalmente diferente do que suponho que seja a gênese da IEL. No meu caso, comecei trabalhando com um grupo que, em sua maioria, não tinha qualquer ligação com a ICM. A título de exemplo, certa vez eu convidei um ex-pastor da ICM para pregar na CEEN em que eu era pastor. Esse meu convidado, em sua pregação, começou a fazer menções sobre coisas que só um ex-membro da ICM poderia compreender. O resultado disso foi que ninguém entendeu nada do que ele estava pregando. Ele simplesmente não sabia que 95% da igreja era constituída por pessoas que nem mesmo sabiam o que era ICM.

Outra coisa que marcou o início da CEEN foi a ausência absoluta de recursos. Ora, naturalmente, ninguém confiava em nós para nos ajudar. Assim, trabalhamos por alguns anos em um caos financeiro que limitava quase todas as nossas ações. Chegamos a fechar uma igreja por falta de recursos para o pagamento do aluguel. Mas, começamos pela fé e até hoje somos sustentados pela fé.

Lembro-me que às vésperas de fazermos o nosso primeiro seminário no Rio de Janeiro nós queríamos levar um kit de som para deixarmos com os irmãos de Duque de Caxias, mas não tínhamos dinheiro para comprar nem um microfone. Então, no culto da noite, o dono do prédio que alugávamos para a igreja assistiu o culto e depois deixou em minhas mãos uma oferta de R$ 5.000,00. Com esse dinheiro adquirimos tudo o que precisávamos para a igreja do Rio (caixas e mesa de som, microfones, pedestais etc.) e ainda pagamos o aluguel do mês para o próprio ofertante. Hoje, esse homem é um membro da igreja. Interessante é que ele nem sabe o que é ICM.

O fato é que a CEEN não é uma Maranata melhorada nem piorada. A CEEN é a CEEN e a Maranata é a Maranata. Simples assim.

Sim, somos diferentes e ser diferente é mais difícil do que ser igual. Por isso, o nosso começo não foi nada fácil. Aliás, foi tão difícil que quando alguém me diz que está fundando uma igreja eu fico perplexo só de lembrar o que nós passamos até chegar onde estamos, hoje com 9 anos de existência e ainda em fase de estruturação. É muita coragem!

É claro que, com o passar do tempo, depois de nos estabilizarmos, recebemos muitos ex-maranatas na CEEN. E foi exatamente isso que nos levou a adaptar um de nossos seminários para esse caso. Estou falando do “Seminário de Restauração de Vidas”. Fora isso, aprendemos a trabalhar sem dirigir nossas ações a um grupo específico de pessoas, já que a CEEN é formada por pessoas que nunca estiveram na ICM e outras que por lá passaram.

Como você pode ver, eu sei falar muito da CEEN, mas não sei falar nada da IEL e nem do Pastor Mário Moraes.

Mas, sabendo que você deseja que eu fale da ICM e não da CEEN, vou fazer apenas mais algumas observações sobre o assunto que você me dirigiu.

No que diz respeito à corrupção administrativa, eu penso que ela é apenas a conseqüência uma degradação anterior. Ou seja, aqueles que lançaram mão do que não lhes pertencia já estavam corrompidos moral e espiritualmente há muito tempo. Logo, o que se deve erradicar são as causas da corrupção da alma e do espírito. Caso contrário, fatos como os recentemente ocorridos na ICM irão se repetir, mesmo que as pessoas sejam substituídas.

Há uma coisa que podemos fazer agora: orar para que a liderança da ICM descubra o valor da humildade, reconhecendo seus erros. Também seria ótimo se a ICM aprendesse o quanto é poderoso um simples pedido de perdão dirigido àqueles que se sentiram ofendidos por suas falhas. Nós bem sabemos que ninguém passa do extremo da soberba para a humildade instantaneamente. Afinal, quem gosta de se humilhar? Por isso Deus tem que trabalhar de um jeito que só Ele sabe fazer. E isso quase sempre inclui dor e sofrimento, mas ao final gera arrependimento, perdão e restauração.

Vamos, então, aguardar o mover de Deus.

O Senhor te abençoe e te guarde; o Senhor faça resplandecer o seu rosto sobre ti e tenha misericórdia de ti; o Senhor sobre ti levante o seu rosto e te dê a paz.

Grande abraço,

Pastor Sólon.

 

celeiros.df@gmail.com