Carta 147

02/07/2013 15:47

De: JOÃO

Para: Pr. Sólon

Data: 14 de maio de 2011 03:42

Assunto: Re-contato

 

A paz do Senhor, pastor Sólon.

Sou JOÃO e mais uma vez entro em contato com o senhor para buscar algumas informações, caso possa me ajudar. Sei que é homem muito ocupado e talvez não possa responder ao meu email, mas assim mesmo escrevo esperando que um dia possa me atender.

Entrei em contato com o senhor em 2009, pois diante de algumas situações que aconteceram comigo na ICM, encontrei o seu site e ali pude encontrar algumas informações que me ajudaram muito a suportar aquele momento difícil.

Hoje em dia continuo na ICM, mas minha mentalidade mudou bastante em relação a coisas que eu acreditava. Na verdade, desde quando comecei a enxergar, inicialmente não aceitava tais pensamentos, mas depois fui percebendo as coisas como realmente são.

(...)

Quero deixar claro que mesmo tendo mantido silêncio por todo este tempo, nunca deixei de ler o seu site e nem o da CEEN. Até me comuniquei com o (...).

Para ser mais objetivo, gostaria de saber se o senhor tem informações para mim sobre a quarta trombeta, já que percebi que há pessoas que criticam esse entendimento da Maranata.

Também gostaria de informações sobre 'cobertura espiritual', pois acho esse tema vazio de fundamento bíblico, sem menção na Palavra, sendo só defendido em textos isolados, como ocorre com a doutrina dos meios de graça.

Para concluir, agradeço a atenção e reafirmo a minha alegria em ver o crescimento do trabalho da sua igreja, até já chegando ao Espírito Santo (provavelmente já estão preparados para as pedradas lá).

Ainda não me sinto seguro em ver meu texto postado no site. Talvez o senhor pense que seja uma fraqueza da minha parte, mas deve entender que nessas situações nunca padecemos sozinhos.

Gostaria de um dia podermos conversar pessoalmente, mas por enquanto só posso agradecer por toda a ajuda.

JOÃO

 

 

De: Site celeiros

Para: JOÃO

Data:17/05/2011 14:57

Assunto: Re-contato

Prezado irmão JOÃO, que a paz do Senhor Jesus seja com toda a sua casa.

Sobre a 4ª trombeta do apocalipse, a meu ver, os nossos irmãos da ICM estão completamente equivocados em sua interpretação. Mas, eu não estou sozinho neste pensamento. Praticamente todos os estudiosos de escatologia defendem que a tese apresentada pela ICM é absurda. Eu já sabia disso antes da minha saída da ICM e cheguei a ser repreendido certa vez que, em uma de minhas pregações, comentei alguma coisa sobre o assunto. E como um servo obediente, nunca mais toquei no assunto, mas sentia muita angústia quando tinha que ouvir uma sucessão de equívocos nos seminários que participava, especialmente no Maanaim do Espírito Santo. E olha que eu nem sou um estudioso de escatologia.

Em atenção ao seu pedido, fiz alguns ajustes em um estudo preparado por minha esposa, Roseli, que sempre foi uma estudiosa do assunto, e já o publiquei no site. Creio que o estudo está bem didático e simplificado, para a compreensão de todos, mesmo daqueles que não sejam inclinados ao estudo da escatologia. Roseli é uma professora de escatologia e isso facilitou o meu trabalho. A maioria dos pastores que eu conheço não sabe tanto quanto ela. Na CEEN, entretanto, temos o privilégio de conviver com pessoas estudiosas do tema, como é o caso do Pastor Carlão, nosso professor, que é formado em teologia com especialização em escatologia.

Quanto à questão da “cobertura espiritual”, entendo que é apenas um nome diferente que os crentes modernos deram à autoridade que Deus confere a alguém para o cumprimento da missão de liderar, suprir, instruir e proteger outras pessoas. O pai, por exemplo, tem autoridade conferida por Deus para tudo isso em relação a seus. Enquanto o filho se submete a esta autoridade gozará desses benefícios.

Creio, portanto, que o importante é conhecermos bem o modo como Deus estabelece “autoridade” no mundo, físico e espiritual. Se soubermos quais são as autoridades estabelecidas por Deus e quem é autoridade sobre nós, tudo o que precisamos fazer é aceitá-la para que sejamos supridos, instruídos e protegidos. Para melhor entender o assunto, sugiro a leitura do livro “Autoridade Espiritual”, de Watchman Nee, editora Vida.

Seguem dois textos bíblicos a respeito da autoridade conferida por Deus.

“1 Tendo Jesus falado estas coisas, levantou os olhos ao céu e disse: Pai, é chegada a hora; glorifica a teu Filho, para que o Filho te glorifique a ti, 2  assim como lhe conferiste autoridade sobre toda a carne, a fim de que ele conceda a vida eterna a todos os que lhe deste.” (João 17:1-2 RA)

Todo homem esteja sujeito às autoridades superiores; porque não há autoridade que não proceda de Deus; e as autoridades que existem foram por ele instituídas.” (Romanos 13:1 RA)

Um pastor de verdade é uma autoridade sobre o rebanho que Deus lhe conferiu. Daí uma grande responsabilidade de amar, cuidar, suprir, instruir e proteger, assim como o exemplo do pastor e da ovelha do Salmo 23. Essa é a proteção ou, como queiram, “cobertura espiritual” de um líder sobre um liderado, de um pai sobre um filho, do marido sobre sua mulher, do pastor sobre seu rebanho, do governante sobre seus governados etc.

Amado, sugiro que você faça como os crentes de Beréia. Leia todos os textos sobre este assunto e sobre a questão da quarta trombeta com atenção e seus olhos vão se abrir.

Por fim, amado, esclareço que, apesar das muitas incompatibilidades bíblicas que observamos na prática do ensino doutrinário da ICM, reconhecemos que nela há muitas pessoas sinceras servindo a Deus.

Fique tranqüilo, vou publicar apenas as suas perguntas, eliminando de sua carta todas as referências que você fez à ICM.

Grande abraço,

Pastor Sólon.