Carta 138

02/07/2013 15:40

De:JOÃO

Em 06/04/2011 10:00,

Prezado Pr. Sólon, A Paz do Senhor Jesus !

Meu nome é JOÃO.

Morador da rua (...), (...), (...)-(...)- MG CEP: (...)

Estou como diácono na ICM de (...), Região Metropolitana de (...) e pude tomar conhecimento do seu testemunho na internet há pouco mais de 3 meses e desde então não parei de ler as cartas enviadas ao senhor.

Através deste e-mail gostaria de compartilhar com o senhor alguns acontecimentos de minha vida e pedir algum esclarecimentos (se for possível). Como o Pastor deve saber, não tenho a devida liberdade para tratar deste assunto com meu Pastor, pois seria julgado como "rebelde", "Questionador" e ficaria marcado para sempre.

Nos últimos meses tenho como um bom crente de Beréia buscado respostas sobre doutrinas ditas "reveladas" na palavra e o Espírito Santo tem despertado em mim um desejo de a cada dia aprender mais e mais na sua palavra, não consigo mais deixar de ler a bíblia nenhum dia.

Gostaria de compartilhar com o Pastor algo que tem incomodado meu coração nos últimos meses e, se for possível, analisar e corrigir por favor: a doutrina da "Eleição". Segundo a ICM, Deus elege o homem e aí o chama para uma decisão de prosseguir ou não no caminho de santificação para a salvação. No meu entendimento até aí tudo bem, mas alega-se que Deus elege "alguns" e outros não.

Por favor sinta-se à vontade para corrigir e/ou observar (preciso muito da sua ajuda).

Esta afirmação no meu entendimento "fere" a palavra de Deus em vários aspectos.

Alguns Princípios Bíblicos;

1º - Livre Arbítrio. Deus nos deu o direito de escolha, nenhuma outra criatura de Deus tem este direito. "O homem é árbitro de si mesmo", mas quando eu afirmo que Deus "elege alguns e outros não", onde está o direito de escolha daquele que não foi eleito?

2º - Deus não é Deus de condenação, mas sim de Salvação. Desde o principio quando por sua "escolha" o homem pecou, Deus cria então o projeto para salvá-lo. Em toda a bíblia vemos um esforço do nosso Deus para Salvação do homem e não condenação. Na verdade o homem é que se condena, através de seus atos e escolhas. "se comerdes do fruto da árvore do conhecimento do bem e do mal, então morrereis". Mas quando eu afirmo que Deus Elege alguns, aquele que não foi eleito está condenado.

3º - "Deus não faz acepção de pessoas". Quando eu afirmo que Deus elege alguns e outros não, eu estou afirmando, mesmo que veladamente, que Deus faz acepção de pessoas. A promessa de Deus para Abrão foi "em ti serão benditas todas as nações".

Quando Paulo faz esta afirmação ele deixa claro que a salvação é tanto para gregos, como para judeus e gentios. Estaria o nosso irmão Paulo enganado ou fora da revelação?

4º - Jesus afirma que "de todas as crianças é o reino dos céus". Ora, se a eleição é desde o ventre e se "alguns" são eleitos e outros não, como ficam as crianças que não foram eleitas e morrem? Estaria nosso Mestre enganado ou fora da "revelação"? ou a eleição se valida após a idade adulta ?

5º - Todos os textos que dizem o contrário.

"todas as nações serão benditas em ti"

"todo aquele que nele crer não pereça, mas tenha a vida.."

"todo aquele que invocar o nome do Senhor será salvo .."

" vinde a mim todos os que estais cansados e eu vos aliviarei "

" o dom gratuito de Deus é a vida eterna em Cristo Jesus "

 e tantos outros textos que deixam claro que a salvação é para todos e que é o homem ao tomar conhecimento desta salvação quem decidirá se aceita ou não este presente de Deus e aí então buscar viver segundo os ensinamentos de Cristo em santificação até o glorioso dia do Senhor.

Pastor Sólon, só de escrever esta carta já me sinto um pouco aliviado. Que o nosso Deus continue abençoado e frutificando seu ministério no senhor Jesus.

Obrigado e deixo aqui minha autorização para publicação deste, somente pedindo que meus dados sejam mantidos em sigilo.

 

De:site celeiros

Para: JOÃO

Data:07/04/2011 08:19

 

Prezado irmão JOÃO, que a paz do Senhor Jesus seja com toda a sua família.

Recebi sua carta e terei prazer em respondê-lo. Só peço que aguarde um pouco, pois esta semana estou comprometido com um seminário nesta sexta-feira e um congresso no Rio de Janeiro no final de semana.

Para facilitar a vida de quem acompanha as atualizações do site celeiros, acabei de abrir uma conta no twitter (https://twitter.com/pr_solon), onde reproduzo as mesmas informações que posto no “buzz” do Gmail.

Bom, ao ler sua carta, já percebi que você encontrará o que está procurando. Continue assim!

O Senhor te abençoe e te guarde; o Senhor faça resplandecer o rosto sobre ti e tenha misericórdia de ti; o Senhor sobre ti levante o rosto e te dê a paz.

Grande abraço,

Pr. Sólon

 

De:site celeiros

Para: JOÃO

Data: 07/04/2011 08:19

 

Prezado irmão JOÃO, que a paz do Senhor Jesus seja com toda a sua família.

Perdoe-me pela demora da resposta. A semana passada foi muito corrida e não tive tempo para me dedicar às cartas recebidas.

No final de semana passado estive no Rio de Janeiro e lá tive o prazer de conhecer o irmão (...), que havia escrito uma carta para o site (nº 130) abordando este mesmo assunto.  Conversando com o (...), notei que ele é um estudioso da palavra de Deus, conhecedor do tema da eleição e que tem muita disposição em compartilhar seus conhecimentos e experiências de vida. Por isso, vou deixar o e-mail dele para que você faça um contato: (...). Não tenha receio de falar com ele, pois se trata de um servo de Deus muito atencioso. Tenho certeza que você irá gostar de conhecê-lo e sairá enriquecido desse contato.

Quanto ao meu posicionamento sobre a doutrina da eleição, confesso que não tenho no coração nenhuma angústia a esse respeito, pois vejo essa questão do mesmo modo como vejo as doutrinas referentes ao momento em que a igreja será arrebatada: antes (pré-tribulacional), durante (meso-tribulacional) ou depois (pós-tribulacional) da grande tribulação. Seja qual for o desígnio de Deus neste caso, eu estou convicto de que tudo o que temos a fazer é continuar servindo ao Senhor, trabalhando para que todos conheçam o evangelho do Senhor Jesus, submetendo-nos aos seus princípios espirituais e morais e colocando-os em prática.

“24 Todo aquele, pois, que ouve estas minhas palavras e as pratica será comparado a um homem prudente que edificou a sua casa sobre a rocha; 25  e caiu a chuva, transbordaram os rios, sopraram os ventos e deram com ímpeto contra aquela casa, que não caiu, porque fora edificada sobre a rocha.” (Mateus 7:24-25 RA)

Creio que, desse modo, só temos a ganhar. E se formos arrebatados antes da grande tribulação, ótimo (aqui está a nossa confissão de fé). Mas, se o projeto de Deus for de nos arrebatar durante a grande tribulação, ou mesmo depois dela, o conhecimento da palavra de Deus quanto a essas possibilidades nos deixará prontos para observar os sinais dos tempos e nos perseverarmos fiéis até o fim. Veja que os judeus não perceberam que Jesus era o Messias porque não estavam preparados para uma possibilidade diferente daquela que eles achavam que era óbvia. Por isso, acredito que devemos conhecer bem as três teorias, mesmo que não aceitemos duas delas.

De igual modo, independentemente do que dizem a respeito da eleição, como eu já disse na carta de nº 130, acredito que somos mais beneficiados por aplicar às nossas vidas os princípios divinos. Só temos a ganhar com isso. Afinal, Deus é soberano e nenhuma de minhas teorias poderá alterar o curso de seus propósitos. Acima de tudo, descanso em Deus e confio na sua bondade e na sua graça salvadora, sem desprezar, entretanto, a seriedade de sua justiça.

No caso da eleição, também creio que o conhecimento de toda a palavra de Deus evitará que essa doutrina faça de mim um crente relaxado, confiante em uma salvação que independa do meu modo de viver neste mundo.

Amado, não estou fugindo da discussão sobre o tema, mas estimulando-o a continuar buscando o conhecimento pleno da palavra de Deus, investigando todas as possibilidades, doutrinas e teorias sobre qualquer assunto que possa interferir no seu modo de servir a Deus. Desse modo, você poderá escolher com mais convicção as doutrinas que irão nortear o seu caminhar sem ignorar a existência de outras possibilidades.

Seus argumentos são bons e servem como um bom ponto de partida para suas reflexões futuras. Sugiro, apenas, que você não rejeite as pessoas que pensam diferente de você. Mesmo aqueles que discordam de suas posições podem ser usados pelo Senhor para fazê-lo refletir sobre aquilo que você nunca tinha pensado antes. Isso é saudável e promoverá seu crescimento.

Por fim, amado, seja franco com seu pastor e abra o seu coração com ele. O relacionamento de um pastor com suas ovelhas deve ser espelhado no exemplo deixado por Jesus. Você consegue imaginar Jesus “marcando para sempre”, taxando de “rebeldes” ou de “questionadores” os seus discípulos porque lhe faziam perguntas ou questionavam seus atos?

“Vieram, depois, os discípulos de João e lhe perguntaram: Por que jejuamos nós, e os fariseus muitas vezes, e teus discípulos não jejuam?” (Mateus 9:14 RA)

“Então, se aproximaram os discípulos e lhe perguntaram: Por que lhes falas por parábolas?” (Mateus 13:10 RA)

“Mas os discípulos o interrogaram: Por que dizem, pois, os escribas ser necessário que Elias venha primeiro?” (Mateus 17:10 RA)

“Então, os discípulos, aproximando-se de Jesus, perguntaram em particular: Por que motivo não pudemos nós expulsá-lo?” (Mateus 17:19 RA)

“9  Ao descerem do monte, ordenou-lhes Jesus que não divulgassem as coisas que tinham visto, até o dia em que o Filho do Homem ressuscitasse dentre os mortos. 10  Eles guardaram a recomendação, perguntando uns aos outros que seria o ressuscitar dentre os mortos. 11  E interrogaram-no, dizendo: Por que dizem os escribas ser necessário que Elias venha primeiro?” (Marcos 9:9-11 RA)

“Mas ele lhes disse: Por que estais perturbados? E por que sobem dúvidas ao vosso coração?” (Lucas 24:38 RA)

“36 Perguntou-lhe Simão Pedro: Senhor, para onde vais? Respondeu Jesus: Para onde vou, não me podes seguir agora; mais tarde, porém, me seguirás.” (João 13:36 RA)

“12 Então, aproximando-se dele os discípulos, disseram: Sabes que os fariseus, ouvindo a tua palavra, se escandalizaram? 13  Ele, porém, respondeu: Toda planta que meu Pai celestial não plantou será arrancada. 14  Deixai-os; são cegos, guias de cegos. Ora, se um cego guiar outro cego, cairão ambos no barranco. 15  Então, lhe disse Pedro: Explica-nos a parábola.” (Mateus 15:12-15 RA)

Pois bem, amado, não tenha medo de conversar com o seu pastor, abrir o seu coração com franqueza e verdade, pois todo pastor tem a capacidade de ouvir suas ovelhas, esclarecer suas dúvidas e orientá-las com amor e paciência, assim como Jesus fez com seus discípulos.

Foi um prazer conhecê-lo. Continue estudando a palavra do Senhor e crescendo em conhecimento e graça diante de Deus.

O Senhor te abençoe e te guarde; o Senhor faça resplandecer o rosto sobre ti e tenha misericórdia de ti; o Senhor sobre ti levante o rosto e te dê a paz.

Grande abraço,

Pr. Sólon