Carta 100

02/07/2013 14:52

MENSAGEM POSTADA NO SITE www.pastorsolon.com.br

Sou ungido da ICM em Minas Gerais e estou passando por momentos semelhantes ao que vocês passaram. Tenho verificado estas atitudes que ferem a palavra estou com muito medo. Orem por mim.

 

Date: Tue, 13 Jul 2010 15:51:55 -0300

From: Pastor Sólon

To: JOÃO

 

Prezado irmão, que a paz do Senhor Jesus seja com você.

Como vão as coisas? Nossos votos e orações são para que Deus sustente sua vida e a faça próspera, seja no sentido espiritual, no pessoal, no familiar e no profissional.

“mas aqueles que esperam no SENHOR renovam as suas forças. Voam alto como águias; correm e não ficam exaustos, andam e não se cansam.” (Is. 40:31)

O Senhor te abençoe e te guarde; o Senhor faça resplandecer o seu rosto sobre ti e tenha misericórdia de ti; o Senhor sobre ti levante o seu rosto e te dê a paz.

Grande abraço,

Pastor Sólon.

 

De: JOÃO

Para: Pastor Sólon

Data: 28 de agosto de 2010 13:13

Pr. Sólon, a paz do senhor Jesus.

Agradeço imensamente a sua resposta, tanto o site quanto as orações dos irmãos estão me ajudando muito e também a minha família. O senhor já tem direcionado nossa vida e a de muitos aqui em Belo Horizonte, muitos tem marchado para servir ao senhor plenamente.

Que a graça do senhor continue sobre o irmão e sobre este ministério abençoado, um grande abraço com amor e gratidão.

JOÃO

 

 

De: JOÃO

Para: Pastor Sólon

Em 28 de agosto de 2010 14:01,

Caro pastor Sólon, que a paz do senhor Jesus esteja com o irmão e família.

Já me comuniquei com o amado anteriormente de maneira incógnita, estava temeroso, mas graças a operação do Espírito Santo e a oração do irmão agora tudo esta mudando, eu e minha família estamos a um passo de nos libertar do institucionalismo da ICM.

Companheiro fui ungido pelo senhor ao ministério há dois anos e meio e neste período o Espírito Santo fez que tanto eu como minha esposa tivéssemos os olhos abertos. Aqui em Belo Horizonte vários companheiros de ministério estão saindo se formaram a Igreja Evangélica Vivendo na Graça e antes dela a Igreja Cristã Siló. Estou orando ao senhor pois sei que ele me colocou no ministério e desejo cumpri-lo de todo o meu coração.

Amado gostaria de saber se existe alguma CEEN aqui em Belo Horizonte, ou em alguma cidade próxima, e também como seria se caso eu e minha família desejássemos começar uma CEEN aqui em Belo Horizonte, como seria para ser aceito no ministério na CEEN.

Aguardo ansioso a resposta do amado irmão.

Abraços fraternais em cristo.

JOÃO

 

De: JOÃO

Para: Pastor Sólon

Em 30 de agosto de 2010 23:17,

Caro pastor Sólon, a paz do senhor.

Sei como o companheiro tem estado atarefado, mas me atrevo a incomodá-lo mais um pouco. Enviei um email perguntando acerca de como começar um trabalho da CEEN em BH. No vosso site existe algumas orientações, mas eu gostaria de saber mais alguns detalhes se o companheiro pudesse enviar-me resposta eu agradeceria muito.

Abraços fraternais em Cristo.

JOÃO

 

 

De: Pastor Sólon

Para: JOÃO

Data: 3 de setembro de 2010 19:08

Prezado Pastor JOÃO, que a paz do Senhor Jesus seja com toda a sua família.

 Só agora vi esta mensagem e vi que o irmão é um ungido do Senhor.

 Amado, nós ainda não temos igreja em Belo Horizonte, minha cidade natal. Creio que pelo fato de já existir aí igrejas que se iniciaram com ex-pastores da ICM, como as que você mesmo citou - Igreja Evangélica Vivendo na Graça e Igreja Cristã Siló. Imagino que esses irmãos estejam fazendo um bom trabalho, auxiliando ex-membros da ICM que precisem de ajuda.

 Você já leu a carta de nº 99 que está no site? Nela tem algumas informações sobre seus questionamentos. Se restar alguma dúvida, estou à sua disposição para outros esclarecimentos.

 Sei que nunca ficamos sem respostas quando buscamos a Deus com sinceridade em nossos corações. Você já deve ter experimentado isso, não é mesmo?

 "Pois todo o que pede recebe; o que busca encontra; e, a quem bate, abrir-se-lhe-á." (Mateus 7:8 RA)

Fiquei feliz em saber que Deus está ampliando sua visão e a de sua esposa.

 O Senhor te abençoe e te guarde; o Senhor faça resplandecer o seu rosto sobre ti e tenha misericórdia de ti; o Senhor sobre ti levante o seu rosto e te dê a paz.

Grande abraço,

Pastor Sólon.

 

De: JOÃO

Para: Pr. Sólon

Em 3 de setembro de 2010 23:05

Caro companheiro pastor Sólon, a paz do Senhor Jesus.

Fiquei muito feliz em receber seu e-mail e ler a carta que você me recomendou, realmente estou muito interessado em iniciar uma CEEN aqui em Belo Horizonte, o senhor tem me direcionado para isto. Preciso fazer algumas perguntas, primeiro em relação ao seminário de cura interior, sou militar e não terei neste ano tempo para viajar e fazer o seminário, mas em contrapartida estou participando de alguns cultos na igreja batista da lagoinha, onde no Ministerio Brit eu e minha família estamos participando desta maravilhosa cura interior. Gostaria de perguntar também acerca de como a CEEN trabalha em relação aos dons espirituais no meio da congregação.

Aqui em Belo Horizonte teremos também que começar do zero, mas creio que o Senhor nos dará a direção segura. Apesar das igrejas que aqui se iniciaram, muitos irmãos ainda estão sofrendo e necessitando de um local para refrigerar suas almas. Oro ao senhor que ele nos de condições de ajudar estes irmão e também aqueles que ainda não conhecem Jesus o nosso bem maior.

Abraços fraternais em cristo.

JOÃO

 

De: Pr. Sólon

Para: JOÃO

Data: 5 de setembro de 2010 02:56

Prezado Pastor JOÃO, que a paz do Senhor Jesus seja com toda a sua família.

Recebi sua carta e senti muita paz no coração ao saber que você tem procurado experimentar um pouco do que os nossos irmãos da Igreja Batista têm oferecido. Eu mesmo, quando saí da ICM, passei uns dias aí na Lagoinha para conhecer melhor esse ministério. Foi muito bom para mim e para a minha família. Nós estávamos sedentos e não perdíamos nenhuma reunião. Praticamente, ficamos acampados na igreja.

Ao voltarmos para Brasília, participamos de vários eventos evangélicos, tais como: seminário do irmão Daniel Mastral; seminário de casais da igreja Batista Central; curso Veredas Antigas; Encontro com Deus etc. Também, na ânsia do conhecimento, iniciei a faculdade de teologia, além de participar de vários cultos de diferentes igrejas. Tudo isso demandou tempo, esforço e luta interior para abandonar os meus preconceitos. No meu caso, em especial, foi difícil tratar o senso crítico farisaico. Minha mulher e minhas filhas captavam tudo com muito mais facilidade, mas eu tinha mais dificuldades de compreensão e de adaptação. Por isso, sou grato à paciência dos que comigo conviveram nesse período, inclusive meu pastor (Pr. Ademir) que me acompanhou em todo o processo com muita sabedoria sem nunca impor absolutamente nada.

Mas, uma experiência me marcou profundamente e me fez entender a importância de não pular etapas nem tentar criar atalhos. O que aconteceu foi o seguinte: um belo dia de fevereiro de 2006 o Pr. Ademir decidiu me confiar a igreja do Setor O, que hoje chamamos de CeenSO. Era na época a principal igreja da CEEN, com muitos membros, instrumentistas, obreiros e uma estrutura já iniciada e trabalhada pelo Pr. Ademir. Em muito pouco tempo eu "acabei" com a igreja. Cheguei ao ponto de fazer alguns cultos com apenas minha família e uns "gatos pingados".Aquilo foi um choque para mim, pois na ICM eu era muito mais bem sucedido em termos de crescimento de igrejas. Meditando e orando sobre o assunto, cheguei à seguinte conclusão: embora eu fosse livre para fazer o que eu achava mais espiritual e adequado, não adiantava insistir em andar em uma direção diferente da minha liderança. Deus havia dado uma visão e uma direção ao meu pastor e  tudo o que eu tinha que fazer era andar naquela visão ou mudar de ministério.

Aliança, lealdade e fidelidade são valores que estão no coração de Deus e não devem ser desprezados. Na verdade, o meu trabalho na ICM prosperava porque eu era fiel àquela visão até o último dia em que lá estive. Deus me honrava pela obediência e submissão, embora eu já estivesse em agonia há bastante tempo. Depois de chegar a essa conclusão, tive uma conversa com o meu pastor e disse a ele o seguinte: Pr. Ademir, estou com você e vou me submeter à sua orientação. Em resumo: vou deixar de tentar ser o dono da verdade e unir-me à sua visão, que creio que foi Deus quem lhe deu.

Sabe o que aconteceu? O cenário mudou completamente. Em pouco tempo, o meu ministério tornou-se frutífero. Tanto, que comecei a não dar conta de atender a todas as demandas que foram surgindo. A igreja cresceu em Brasília e todos os meses eu recebia mensagens de pessoas que queriam trabalhar conosco. Eu cheguei a iniciar as igrejas do Rio de Janeiro e um trabalho em Anápolis-GO. Com o tempo, fui ficando sobrecarregado e precisei de um pastor auxiliar na CeenSO e Deus enviou o Pr. Manoel, que hoje é quem cuida da igreja do Setor O.

Criamos uma escola bíblica, desenvolvemos um seminário específico para trabalhar com os crentes que sofreram grandes decepções em religiões evangélicas diversas; criamos um seminário para novos convertidos; criamos um seminário de oração e adoração; criamos um método de evangelização frutífero (hoje mesmo passamos o dia nesse trabalho)... Enfim, já se vão quase 8 anos para que tivéssemos o pouco que temos. A CEEN é uma igreja modesta, ainda uma criança aprendendo a caminhar, mas já não corre perigo de ser um lugar onde o homem desenvolva suas vaidades pessoais. Temos hoje uma unidade de visão, com muita liberdade de atuação, mas sem sair dos princípios do evangelho.

Amado Pastor, isso não é uma propaganda. Disse tudo isso apenas para tentar mostrar-lhe a razão pela qual entendemos essencial que os passos sejam dados na sequência em que foram estabelecidos. Foi essa a visão e direção que Deus nos deu. Eu sei que o trabalho desenvolvido por outras igrejas são bons e, muitos deles, de maior destaque que nosso. Exemplo disso é o trabalho desenvolvido pelos nossos irmãos da igreja da Lagoinha. Eles são muito bons no que fazem - só temos que admitir isso. Entretanto, eles seguem a visão que Deus deu eles e nós, modestamente, temos que seguir a visão que Deus nos deu. Na essência e nos princípios o evangelho é o mesmo, mas o foco pode ser diferente. Uns são pés, outros são mãos, outros são orelhas, outros são olhos etc. Isso é corpo! Nenhum desses trabalhos é menos importante que os outros. Todos são necessários e não devemos reclamar se somos apenas o dedo mindinho do pé. Se foi onde Deus nos colocou, resta-nos apenas cumprir com a função de ser dedo do pé da melhor maneira possível.

Talvez agora você compreenda porque não iniciamos qualquer trabalho com irmãos que não participaram do nosso Seminário de Restauração de Vidas. Esse seminário foi trabalhado ao longo desses anos e sabemos que ele cumpre perfeitamente o propósito para o qual foi cuidadosamente elaborado.

Eu me lembro bem quando o Pr. Roberto e o Diácono Emanuel foram ao meu encontro em certa ocasião em que estávamos no Rio de Janeiro iniciando um trabalho na garagem da mãe do Pr. Leonardo. Eles tentaram me convencer que tinham todas as condições para iniciar uma igreja da CEEN em Petrópolis e só precisavam do nosso consentimento. Saíram da conversa decepcionados, pois eu mantive firme minha posição de que sem a participação no seminário nenhuma proposta, por mais atraente que fosse, nos interessava. Passaram-se alguns meses e os dois estavam participando de um seminário aqui em Brasília. O resultado foi exatamente o que esperávamos: nasceu a igreja de Petrópolis e logo em seguida fizemos o seminário no Rio e outras congregações foram abertas. O trabalho no Rio de Janeiro está tão vigoroso que no próximo mês estaremos realizando mais um Seminário de Restauração de Vidas lá.

Pois bem, acho que você já deve ter compreendido que não podemos fazer diferente em Belo Horizonte, não é mesmo? Mas, isso não impede que apoiemos a sua iniciativa. Se você tem pressa e deseja iniciar um trabalho próprio, terá nosso apoio. Podemos orientá-lo na criação, na estratégia e dar-lhe apoio no que você precisar para desenvolver a visão que Deus tem lhe dado. Já fizemos isso antes e é uma alegria para nós quando podemos ajudar quem precisa de ajuda. Não queremos nada em troca. Só queremos ajudar, se você precisar e quiser.

Por fim, respondendo sua pergunta quanto aos dons espirituais, posso lhe assegurar que amamos os dons do Espírito Santo, mas odiamos a manipulação. O exercício dos dons é livre, mas não brincamos com isso.

Na esperança de ter respondido suas questões, despeço-me com grande satisfação pela oportunidade de conhecê-lo.

Conte conosco e siga em frente pela fé. 

O Senhor te abençoe e te guarde; o Senhor faça resplandecer o seu rosto sobre ti e tenha misericórdia de ti; o Senhor sobre ti levante o seu rosto e te dê a paz.

Grande abraço,

Pastor Sólon.

 

De: JOÃO

Para: Pastor Sólon

Em: 5 de setembro de 2010 12:47,

Amado Pr. Sólon, a paz do senhor Jesus.

Companheiro tenho glorificado ao Senhor por ter preparado todas as coisas para que eu pudesse conhecer o trabalho da CEEN e o companheiro, mesmo que seja este contato virtual já tenho o irmão como um amigo. Agradeço o companheiro pelo atendimento e preocupação em responder aos meus questionamentos, pois entendo o quão grande é o trabalho do irmãos e de todos na CEEN. Amado, estou em contato com outros companheiros aqui em Belo Horizonte, companheiros estes que também têm recebido do Senhor uma visão semelhante a que ele me tem dado. Tudo está nos levando a este caminho de realmente iniciar algo novo aqui em Belo Horizonte, já colaborando que aqueles amados irmãos que aqui iniciaram trabalhos. Agradeço a disposição do companheiro em nos ajudar e com certeza precisaremos da ajuda dos irmãos.

Estaremos aqui em oração e preparativos para esta nova etapa em nossa vida e assim que tudo estiver preparado para iniciarmos entrarei em contato com o companheiro no tocante a ajuda oferecida.

Agradeço-lhe imensamente, e deixo um grande abraço ao companheiro.

JOÃO

 

De: Pr. Sólon

Para: JOÃO

Data: 7 de setembro de 2010 01:07

Prezado Pastor JOÃO, que a paz do Senhor Jesus seja com todos vocês.

 Recebo suas palavras com imensa alegria. Sinceramente, espero não decepcioná-lo. Vou fazer o possível para lhe oferecer a ajuda que você necessita neste momento.

Minha primeira sugestão é que vocês iniciem um processo de evangelização voltado para “não-crentes” e “sem-igrejas”. Isso fará com que o trabalho seja muito mais produtivo e gratificante. Oxigena a igreja e evita a acomodação dos membros. Já temos nossa própria estratégia de evangelização - trata-se de uma experiência nova para nós que viemos da ICM, local onde não praticávamos o evangelismo ostensivo. Aprendemos que o evangelismo deve variar conforme as peculiaridades do "bairro-alvo". Embora a evangelização pessoal seja apropriada para qualquer nível social ou cultural, nós a adotamos de modo complementar e não como estratégia principal de evangelismo. 

Como passo inicial para o estabelecimento de uma igreja saudável, é essencial que aqueles que estão dispostos a lhe ajudar tenham coragem para enfrentar o evangelismo ostensivo. Nossa principal estratégia de evangelismo consiste em um processo que dura dois meses de intenso trabalho, mas os frutos são garantidos. Esse processo é repetido a cada seis meses, pois no momento é o que a nossa condição permite.

O segundo passo é o discipulado realizado nos lares, que é um trabalho que leva o grupo de novos convertidos a um crescimento gradual. Esse trabalho é bem mais eficiente no ensino que a própria escola bíblica, mas não abandonamos a escola, pois ela ainda tem o seu valor para um nível mais avançado de aprendizado.

O terceiro passo é o desenvolvimento de seminários. Há seminários apropriados para os egressos da campanha de evangelismos e outros seminários voltados para o tratamento e para o desenvolvimento pessoal, espiritual e familiar dos membros, novos ou mais antigos.

O quarto passo é a preparação da faculdade de ensino superior, ou ensino de lideranças, que é um processo voltado para aqueles que querem desenvolver ministérios específicos.

Embora eu tenha separado esse processo em passos, tudo funciona como um ciclo, de modo que, com o passar do tempo, todas essas etapas passam a funcionar ao mesmo tempo, como um organismo vivo. Ou seja, enquanto de um lado há um evangelismo funcionando, do outro lado há uma faculdade preparando novos líderes para reiniciar dar continuidade ao processo.

Importante dizer que esse é o nosso projeto e que ainda não temos tudo funcionando, pois estamos no início do processo. Mas isso é mais do que tínhamos ontem e, com certeza, menos do que teremos amanhã.

Outra coisa, embora nossa preocupação seja com o espiritual e com o social, não podemos nos esquecer do lado administrativo e do legal. Toda igreja deve ser devidamente registrada nos órgãos de registro público competentes, visto que tem que prestar contas à Receita Federal, ao Ministério do Trabalho e à Previdência Social. A igreja formal é uma pessoa jurídica que responde por seus atos. Para isso, você precisa, no mínimo, de um contador. Também é bom que a igreja tenha um advogado.

No nosso caso, inicialmente eu cuidava de tudo, pois tenho as duas formações, de Ciências Contábeis e de Direito. Graças a Deus, hoje já temos um escritório de contabilidade que cuida dessas formalidades para nós.

Como você deve ter notado, igreja não é algo fácil de se estabelecer. Só com Deus ao nosso lado e com muito amor no coração podemos superar nossas limitações, abrir mão de nossas vaidades pessoais e seguir adiante. Hoje, por exemplo, um colega de trabalho estava contando como foi o seu final de semana na Inglaterra. Sabe como foi o meu? Embora eu tenha a mesma condição financeira que ele, passei o final de semana com minha mulher batendo nas portas dos barracos em um bairro pobre aqui de Brasília, pois estamos iniciando mais um processo de evangelização. Agora, já passa da meia noite e eu acabei de chegar de nove visitas que conseguimos programar para famílias “não-crentes” que alcançamos no final de semana.

Amado, se você está realmente disposto, posso lhe passar um pouco do que temos aprendido nesses últimos sete anos e meio. Isso evitará que você cometa alguns erros que nós cometemos e que nos prejudicou o desenvolvimento. Não significa que ainda não estejamos aprendendo e sofrendo com muitos percalços, mas como eu já disse: é mais do que tínhamos ontem e menos do que teremos amanhã.

“31 Que diremos, pois, a estas coisas? Se Deus é por nós, quem será contra nós?” (Rm 8:31)

Por fim, amado, lembre-se de uma coisa muito importante: se você acha que o trabalho que a ICM realiza é o melhor, sugiro que volte para lá. Creio que não será útil tentar reproduzir o eles fazem, pois, a meu ver, isso não dará certo. Deus não precisa de outra ICM, pois essa já existe.

Oro para que Deus lhe dê a direção correta.

Pastor, vou tentar ajudá-lo em tudo o que eu puder, mas se eu demorar um pouco, perdoe-me, pois nem sempre consigo fazer tudo o que tenho que fazer. Amanhã, por exemplo, passarei o dia envolvido em um seminário de casais e na quarta-feira tenho mais seis visitas programadas para realizar depois do meu dia de trabalho.

O Senhor te abençoe e te guarde; o Senhor faça resplandecer o seu rosto sobre ti e tenha misericórdia de ti; o Senhor sobre ti levante o seu rosto e te dê a paz.

Grande abraço,

Pastor Sólon.

 

De: JOÃO

Para: Pastor Sólon

Enviada em: terça-feira, 7 de setembro de 2010 17:06

Querido pastor Sólon, APDSJ.

Agradeço de todo o coração pela vossa disponibilidade em nos ajudar, continuaremos em contato, pois a orientação do companheiro será de grande valia neste trabalho, pois as orientações que o amado já me passou me despertaram em alguns aspectos. Estaremos aqui em oração e trabalho para que o senhor se agrade de nossa vida.

Abraços fraternais.

JOÃO