8 - Feitiçaria e misticismo

09/04/2015 21:33

O que é feitiçaria?

Feitiçaria é a prática ou celebração de rituais, orações ou cultos com ou sem uso de amuletos ou talismãs (objetos ao qual são atribuídos poderes mágicos), por parte de adeptos do ocultismo com vista à obtenção de resultados, favores ou objetivos de entidades espirituais.

Pode estar relacionada com cultos às forças da natureza ou aos antepassados já falecidos, sendo que está também frequentemente relacionada com o uso de artes consideradas mágicas, à invocação de entidades , como por exemplo, espíritos, deuses, gênios ou demônios, ou o emprego de diversas formas de adivinhação.

Enfim, todo e qualquer tipo de relacionamento com o mundo espiritual por meio de práticas antibíblicas é considerada feitiçaria e reprovada por Deus, pois afasta o homem do  Seu projeto de Salvação. Praticando a feitiçaria, a pessoa coloca sua confiança, sua esperança e sua fé em um objeto, uma imagem ou uma prática ritualística que envolve invocação de espíritos e entidades ao invés de colocar toda sua fé em Jesus.

Vejamos, a seguir, alguns exemplos de instrumentos, rituais e tipos de feitiçaria.

Ocultismo

São todas essas práticas envolvem a invocação de outros deuses (astros, espíritos, energias), tais como:

a) Horóscopo;

b) Astrologia e numerologia;

c) adivinhação da sorte – bola de cristal;

d) cartomancia (cartas de tarô ou qualquer outra forma de leitura de cartas);

e) consultas a médiuns, benzedeiras, rezadeiras, espiritualistas que jogam búzios, lêem a mão (quiromancia), ou invocam mortos (necromancia)

f) umbanda, macumba, candomblé, pajelança, espiritismo (linha branca, linha negra, kardecismo etc);

g) seitas esotéricas (Vale do Amanhecer, Nova Era, Seicho-no-iê, Santo Daime etc),

h) magia e bruxaria para afetar terceira pessoa.

É importante saber que todo contato com ocultismo, não importa quão leve ou rápido tenha sido, dá ocasião à invasão de espíritos malignos, pois o ocultismo se fundamenta em outros deuses que não o Senhor.

Misticismo

O misticismo é uma prática que se baseia no medo, na insegurança, na incerteza e no desejo de felicidade. Há uma invocação de espíritos (outros deuses) para se afastar o mal e atrair o bem. Tudo isso, lança fora o Senhor Jesus e a palavra de Deus, fundando-se em outros deuses. Por exemplo:

a) superstições – gato preto, passar em baixo de escada, pé de coelho, ferraduras, trevo de quatro folhas, etc;

b) simpatias, plantas e objetos contra “mal olhado”;

c) banhos espirituais;

d) pirâmides e cristais para cura ou atrair “bons fluidos”;

e) regressão a vidas passadas (Hb. 9:27)

f) oferecimento de alimentos e oferendas para entidades espirituais (Iemanjá, Cosme e Damião etc).

Os pontos de contato com o misticismo são:

a) amuletos e talismãs (ferraduras, pé de coelho, elefante, trevo de quatro folhas, fita vermelha para proteger de quebrante, crucifixos etc.)

b) objetos para dar sorte e trazer prosperidade (cestinho de feijão, Buda, pirâmides etc.)

c) amarras no corpo – fitas do senhor do “bom fim”;

O que a bíblia diz sobre a feitiçaria?

O exercício a seguir fará com que você tome conhecimento de alguns versículos bíblicos que nos mostram o quanto Deus abomina a feitiçaria e qual o resultado dessa prática.

(Levítico 19:31) Não vos voltareis para os que ____________________________ nem para os ________________________; não os busqueis para não ficardes ________________________  por eles. Eu sou o Senhor vosso Deus.

(Apocalipse 21:8) “Quanto, porém, aos covardes, aos incrédulos, aos abomináveis, aos assassinos, aos impuros, aos ______________, aos _______________ e a todos os mentirosos, a parte que lhes cabe será no lago que arde com fogo e enxofre, a saber, a segunda morte.”

(Apocalipse 22:15) “Fora ficam os cães, os _______________, os impuros, os assassinos, os _______________ e todo aquele que ama e pratica a mentira.”

(2Crônicas 33:1-11) “Tinha Manassés doze anos de idade quando começou a reinar... Fez o que era _________ perante o SENHOR... ...fez postes-ídolos...  ...queimou seus filhos como ________________...  ____________________ pelas nuvens, era agoureiro, praticava ___________________, tratava com __________________ e feiticeiros e prosseguiu em fazer o que era mau perante o SENHOR, para o provocar à ________. ...Pelo que o SENHOR trouxe sobre eles os príncipes do exército do rei da Assíria, os quais prenderam Manassés com ganchos, amarraram-no com ____________________ e o levaram à Babilônia.

(Isaías 47:13,14) “Já estás cansada com a multidão das tuas ________________! Levantem-se, pois, agora, os que dissecam os céus e fitam os ___________, os que em cada lua nova te ______________ o que há de vir sobre ti. Eis que serão como restolho, o fogo os ______________...”

(1Crônicas 10:13) “Assim, morreu Saul por causa da sua ____________________ cometida contra o SENHOR... porque interrogara e ____________________ uma necromante.”

(Atos 16:16, 17, 18) “Aconteceu que, indo nós para o lugar de oração, nos saiu ao encontro uma jovem ____________________de espírito ______________________, a qual, adivinhando, dava grande _____________ aos seus senhores... Então, Paulo, já indignado, voltando-se, disse ao __________________: Em nome de Jesus Cristo, eu te mando: retira-te dela. E ele, na mesma hora, _________________________.”

CONCLUSÃO

Deus abomina tanto a idolatria quanto a feitiçaria, pois são caminhos onde o diabo tenta mudar o projeto de Deus, afastando o homem do único caminho que leva a humanidade de volta a Deus: JESUS.

     Na idolatria e na feitiçaria o homem se envolve com práticas proibidas por Deus em Sua Palavra. As pessoas acabam colocando sua fé e sua esperança em outros seres humanos, em objetos ou em práticas espiritualistas antibíblicas, com o objetivo de alcançar alguma bênção. Mas, na verdade, acabam atraindo sobre si apenas maldições e cadeias por se envolverem com demônios, às vezes sem saber, às vezes pensando que estão se envolvendo com Deus ou com os seus santos ou anjos.

     Deus não divide sua glória com ninguém e não há outro mediador entre Deus e os homens. Não há outro caminho que nos leva à Salvação: SÓ JESUS! Ele derramou Seu Sangue, morreu, ressuscitou e está assentado a direita de Deus!

Portanto, se após refletir sobre as práticas antibíblicas a sua decisão for a de fazer a vontade de Deus e se libertar de toda idolatria e feitiçaria, então livre-se de todo e qualquer objeto ou costume que seja um ponto de contato com a feitiçaria em sua vida.

Destrua e lance fora tudo o que pode destruir sua alma!

Arrependa-se, confesse a Deus o seu pecado e declare que só Jesus é seu SALVADOR E SENHOR!

DÚVIDAS:_______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

Que Deus o abençoe!