4 - A salvação em Cristo

09/04/2015 21:27

Na primeira lição vimos sobre o início de todas as coisas e como o homem pecou e foi expulso da presença de Deus, trazendo sobre si muitos males: dor, sofrimento e morte! Na segunda lição aprendemos que Deus preparou um plano, um projeto para resgatar o homem da sua destruição e que esse plano consiste na morte de um cordeiro sem culpa no lugar do culpado, o pecador. Na terceira lição estudamos sobre o modo como o projeto de Deus foi consumado: Jesus, sendo Deus, se fez carne, habitou entre nós e foi morto como o cordeiro inocente para cumprir com sua parte no projeto de salvação elaborado por Deus. Vimos, também, que o diabo tem enganado a muitos, criando falsos caminhos, falsos projetos que afastam o homem de Deus. Nesta lição vamos falar sobre a vida e a morte eterna, sobre salvação em Jesus, sobre o que o homem deve fazer para ser salvo e evitar a condenação reservada àqueles que não aceitarem o projeto de salvação de Deus.

Jesus é a vida eterna! Por Ele escapamos da condenação!

A bíblia nos assegura que há duas mortes. A primeira é a morte física e a segunda é a morte da alma, ou morte espiritual, que significa a separação definitiva entre Deus e o homem.

De igual modo, a bíblia nos ensina que há duas vidas para vivermos. A primeira é a vida da carne, pela qual respiramos e mantemos contato com o mundo exterior. Essa vida pode acabar a qualquer momento, extinguindo-se com a primeira morte.

A segunda vida é a vida da alma. A nossa alma é eterna e somente estando com Deus é que ela permanece viva depois da nossa morte física. Se, ao passarmos pela primeira morte, estivermos em comunhão com Deus, nossa alma continua vivendo essa mesma comunhão com Deus e permanece viva eternamente. Mas, se ao passarmos pela primeira morte, estivermos separados de Deus, vivendo em pecado, sem arrependimento e perdão, a nossa alma separa-se definitivamente de Deus, ou seja, morre eternamente.

Assim, a vida eterna é a vida que só pode ser vivida pela nossa alma. Essa vida eterna pode começar a ser vivida em nossa passagem por este mundo, já que nossa alma pode desfrutar da vida com Deu já nesta terra. Nossa alma desde agora já pode se unir a Deus pelo perdão de nossos pecados. Quando isso acontece, somos recebidos como filhos e passamos a desenvolver uma comunhão com o criador – a vida da alma, eterna.

É por isso que a bíblia nos mostra que Jesus é para nós a vida eterna, pois é por meio Dele que podemos alcançar perdão dos pecados e restabelecer nossa comunhão com Deus, que afasta toda condenação de morte eterna de nossas vidas.

Como já vimos, assim que reconhecemos o sacrifício substitutivo de Jesus e fazemos a nossa parte (arrependimento, confissão, pedido de perdão e mudança de atitude), deixamos de ser meras criaturas e passamos a ser filhos de Deus.

A partir do momento que somos recebidos em adoção como filhos, recebemos perdão de Deus e não mais pertencemos à categoria dos homens condenados à segunda morte. Passamos a viver aqui mesmo nesta terra a vida de Deus (comunhão com o Pai), que pode se estender por toda a nossa existência terrena e depois dela. Você deve se lembrar que depois que Adão e Eva pecaram perderam a condição de estar em contato com Deus, mas quando foram revestidos da pele do cordeiro recuperaram essa comunhão com o criador.

Preencha, então, os versículos bíblicos que nos mostram que somos filhos de Deus por adoção, que não há mais condenação para os filhos de Deus, que passamos a viver em comunhão com o criador (vida) e que essa comunhão pode se estender por toda a nossa existência – desde agora e para toda a eternidade:

(Efésios 1:4-5) 4 assim como nos escolheu, nele, antes da fundação do mundo, para sermos ______________ e irrepreensíveis perante ele; e em amor 5 nos predestinou para ele, para a ____________________________,  por meio de _______________________, segundo o beneplácito de sua vontade,

(Romanos 8:1) Agora, pois, já _______________________________ há para os que estão em _____________________________.

(João 5:24) 24 Em verdade, em verdade vos digo [Jesus]: quem ouve a minha palavra e crê naquele que me enviou tem a ______________________, não entra em ____________________, mas passou da _______________ para a _____________.

(1João 1:2-3, 6-7) 2 e a vida se manifestou [Jesus], e nós a temos visto, e dela damos testemunho, e vo-la anunciamos, a vida eterna [Jesus], a qual estava com o Pai e nos foi manifestada, 3 o que temos visto e ouvido anunciamos também a vós outros, para que vós, igualmente, mantenhais comunhão conosco. Ora, a nossa _______________________ é com o ________ e com seu ______________, Jesus Cristo. (...) 6 Se dissermos que mantemos comunhão com ele e andarmos nas ____________ [no pecado], mentimos e não praticamos a verdade.  7 Se, porém, andarmos na luz, como ele está na luz, mantemos comunhão uns com os outros, e o sangue de Jesus, seu Filho, nos purifica de _____________ pecado.

(João 3:36) Por isso, quem crê no Filho tem a ___________________; o que, todavia, se mantém _________________ contra o Filho não verá a vida, mas sobre ele permanece a _____________ de Deus.

A corrupção da alma

A palavra “corrupção” na bíblia é utilizada no sentido de apodrecimento, degeneração. Assim, o corpo humano, após a morte, experimenta a corrupção, deteriorando-se, perdendo suas características, funções e propriedades do tempo em que estava vivo. Do mesmo modo que a ausência de vida produz corrupção para o corpo humano, ela produz corrupção para a alma.

Quando nos afastamos da vida, que é Jesus, essa ausência de vida começa a produzir corrupção em nossa alma. Todo homem sem Jesus está em processo de degeneração de sua alma, pois ela está caminhando para a morte eterna progressivamente.

 Antes mesmo da morte da alma, ela já apresenta os sinais de sua corrupção. Como é triste ver um homem mal caráter, adúltero, que engana a pessoa que nele confia. Também é detestável ver a maldade dos corações que produzem a prostituição, a pedofilia, os homicídios, as guerras, as disputas sujas pelo poder, pelo dinheiro, pela fama etc. Quando o homem começa a produzir essas coisas, logo percebemos que a vida não está nele, pois a vida, que é Jesus, só produz o fruto do Espírito Santo.

Preencha agora, os versículos bíblicos que nos mostra as obras da corrupção da alma humana, conhecida como obras da carne, e o fruto que um vivo produz, conhecido como fruto do Espírito.

(Gálatas 5:19-24) 19 Ora, as ________________________ são conhecidas e são: ___________________, impureza, lascívia, 20 __________________, feitiçarias, ___________________, porfias, _________________, iras, discórdias, dissensões, facções, 21 invejas, __________________, glutonarias e coisas semelhantes a estas, a respeito das quais eu vos declaro, como já, outrora, vos preveni, que _______________________ o reino de Deus os que tais coisas praticam. 22 Mas o ________________________________ é: _______________, alegria, ________, longanimidade, benignidade, bondade, _____________, 23 mansidão, domínio próprio. Contra estas coisas não há lei. 24 E os que são de Cristo Jesus crucificaram a carne, com as suas paixões e concupiscências.

A restauração da alma

Da mesma maneira que o pecado corrompe a alma do homem, a comunhão com Deus, estabelecida por meio de Jesus restaura a sua alma. Há muitas coisas que podem ser restauradas em sua alma, mas vamos nos deter, neste momento, apenas na restauração da santidade da alma:

(João 8:3-11) “...trouxeram à sua presença uma mulher surpreendida em adultério ...disseram a Jesus: Mestre, esta mulher foi apanhada em flagrante adultério. E na _____ nos mandou Moisés que tais mulheres sejam __________________; tu, pois, que dizes? ...Jesus se levantou e lhes disse: Aquele que dentre vós estiver sem pecado seja o primeiro que lhe atire pedra... ficando só Jesus e a mulher... perguntou-lhe: Mulher, onde estão aqueles teus _________________? Ninguém te condenou? Respondeu ela: Ninguém, Senhor! Então, lhe disse Jesus: Nem eu tampouco te condeno; vai e _________________________________ .”

(Efésios 4:25-32) Por isso, _______________________, fale cada um a verdade com o seu próximo, porque somos membros uns dos outros. 26 Irai-vos e não pequeis;  não se ponha o sol sobre a vossa ira, 27 nem deis lugar ao diabo. 28 Aquele que furtava _______________________________; antes, trabalhe, fazendo com as próprias mãos o que é bom, a para que tenha com que acudir ao necessitado. 29 Não saia da vossa _______________________________, e sim unicamente a que for boa para edificação, conforme a necessidade, e, assim, transmita graça aos que ouvem. 30 E não entristeçais o Espírito de Deus, no qual fostes selados e para o dia da redenção. 31 Longe de vós, toda ___________________, e cólera, e ira, e _____________________, e blasfêmias, e bem assim _________________________. 32 Antes, sede uns para com os outros benignos, compassivos, perdoando-vos uns aos outros, como também Deus, em Cristo, vos perdoou.

Mas, afinal, eu preciso ser salvo de quê?

Como vimos na primeira lição, tudo o que Deus criou era bom. Do afastamento de Lúcifer da bondade de Deus, surgiu o mal. Do mal, veio o pecado e do pecado a morte. Deus, antes mesmo da ocorrência do pecado, já havia estabelecido uma pena para a desobediência. Quando o homem pecou, passou por um juízo, sofreu uma condenação e recebeu uma sentença de morte. Essa morte não se limitava à morte física, chamada na bíblia de “primeira morte”. Incluía a morte de sua alma pela separação eterna daquele que é a própria vida - Deus. A morte da alma é chamada pela bíblia como “segunda morte”. Assim, a morte eterna significa sofrimento nesta vida terrena e depois dela. O sofrimento terreno já é conhecido de todos, mas o sofrimento da morte da alma é incomparavelmente maior. Segundo nos ensina a bíblia, a separação eterna de Deus inclui uma tormenta insuportável, inimaginável e sem fim. É comparada a um lago que arde com fogo e enxofre. É desse destino cruel que Deus quer salvá-lo!

(Hebreus 2:1-3) 1 Por esta razão, importa que nos apeguemos, com mais firmeza, às _______________________ ouvidas, para que delas jamais nos desviemos. 2 Se, pois, se tornou firme a palavra falada por meio de anjos, e toda a transgressão e ___________________________ recebeu justo _______________________, 3 Como escaparemos nós, se não atentarmos para uma tão grande ____________________? a qual tendo sido anunciada inicialmente pelo Senhor, foi-nos depois confirmada pelos que a ouviram;

(Apocalipse 21:8) Mas, quanto aos tímidos, e aos incrédulos, e aos abomináveis, e aos homicidas, e aos fornicadores, e aos feiticeiros, e aos idólatras e a todos os __________________, a sua parte será no lago que arde com _________________________; o que é a _________________________.

Como ser salvo?

Uma vez que já aprendemos na lição anterior que a aceitação do projeto de Deus inclui arrependimento dos pecados, confissão, pedido de perdão e mudança de atitudes, podemos ver agora algumas atitudes que precisamos tomar para testificar que abandonamos a velha vida de pecados e passamos a viver segundo o amor de Deus – o velho homem morreu e nasceu um novo homem.

 

1 -            Confessar a Jesus Cristo – confessar que Jesus é seu Único Salvador e Senhor! Não devemos nos envergonhar de demonstrar ao mundo que agora pertencemos a Cristo.

(Romanos 10:9,10) – “Se, com a tua boca, ______________ Jesus como ____________ e, em teu coração, creres que Deus o ressuscitou dentre os mortos, serás salvo. Porque com o coração se crê para justiça e com a boca se  ______________________ a respeito da _________________.”

(Lucas 9:26) Porque qualquer que ___________________________________ se ______________________, dele se envergonhará o Filho do Homem, quando vier na sua glória e na do Pai e dos santos anjos.

2 - Crer em Jesus e invocar o Seu Nome – sem fé é impossível agradar a Deus. Por isso precisamos acreditar, de todo o nosso coração, que Jesus é o filho de Deus, enviado a este mundo para morrer em nosso lugar, cumprindo a pena que estava reservada a nós, porque somos pecadores e só por meio de Jesus alcançamos salvação. Pela fé, já podemos invocar o nome de Jesus para a nossa salvação:

(Atos 16:31) CRÊ no Senhor Jesus e serás _____________, tu e tua ____________.” 

(Romanos 10:13) “Porque: Todo aquele que _______________ o nome do Senhor será salvo.”

3 - Morrer para este mundo – negar os prazeres deste mundo, fazendo o velho homem morrer para nascer um novo homem. Isso significa negar a si mesmo e seguir a Cristo.

(Romanos 6:10) “Pois, quanto a ter morrido, de uma vez para sempre morreu para o ___________________; mas, quanto a viver, vive para ______________.” 

(Mateus 16:24) “Então, disse Jesus a seus discípulos: Se alguém quer vir após mim, a si mesmo se ________________...”  

(Mateus 19:29) “E todo aquele que tiver _____________ casas, ou irmãos, ou irmãs, ou pai, ou mãe [ou mulher], ou filhos, ou campos, por causa do meu _______________, receberá muitas vezes mais e herdará a vida _________________.”

(João 3:3) “Em verdade, em verdade te digo que, se alguém não _______________ de novo, não pode ver o ____________ de Deus.”  

O destino dos salvos e dos não-salvos

Na passagem de Mateus 13:24-30 Jesus conta uma parábola para ilustrar a separação que Deus há de fazer entre os filhos de Deus e os filhos das trevas.

Nessa parábola, conhecida como parábola do joio, Jesus, figuradamente, ensinou que Ele era o semeador que, após criação da humanidade e o estabelecimento no mundo, deu-lha a sua palavra do reino, a palavra da sua salvação (a boa semente). Porém, em um momento de ausência de comunicação dos homens com Deus (os homens dormiam), o Diabo (o inimigo de Deus) se aproximou e lançou no mesmo campo uma outra palavra: a palavra do engano, da dúvida e do desprezo e da rebelião contra Deus. Ambas as sementes produziram. A boa semente do trigo brotou e cresceu juntamente com a semente improdutiva do joio. Quando os servos do semeador vieram para ver o campo, perceberam que o joio e o trigo haviam crescido juntos. Então, perguntaram ao semeador se queria que arrancassem o joio, mas ele respondeu que a separação de ambos só ocorreria no momento da ceifa, quando o trigo seria recolhido em seus celeiros e o joio seria queimado no fogo.

Em momento posterior, Jesus dá explicação dessa parábola e nos mostra que os homens que não andarem segundo a palavra de Deus, preferindo seguir os enganos do Diabo, terão destinos diferentes, mesmo que vivam dividindo os mesmos espaços (escolas, igrejas, locais de trabalho etc.). Quem aceitar a palavra de salvação de Deus, ao final, será recolhido para o celeiro de Deus (lugar preparado por Jesus para habitação eterna com Deus).  Aqueles, porém, que rejeitarem a salvação proposta por Deus, segundo o seu projeto, preferindo seguir os conselhos, filosofia e falsa religião semeada por Satanás, serão lançados no fogo inextinguível, que representa um lugar de incrível sofrimento para a alma dos rebeldes.

Preencha os versículos bíblicos que nos mostram essa realidade espiritual, sobre o destino daqueles que aceitam o projeto de Deus e daqueles que rejeitam esse plano divino:

(Mateus 13: 36-43) ... E chegaram ao pé dele os seus discípulos, dizendo: Explica-nos a parábola do joio do campo. 37 E ele, respondendo, disse-lhes: O que semeia a boa semente é o Filho do Homem [Jesus], 38 o campo é o mundo, a boa semente são os filhos do Reino [aqueles que receberam a palavra de Jesus, o Rei], e o joio são os filhos do Maligno [aqueles que rejeitaram a palavra de Jesus e preferiram o conselho do Diabo]. 39 O inimigo que o semeou é __________________; e a ceifa é o ___________________; e os ceifeiros são os anjos. 40 Assim como o joio é colhido e ____________________________, assim será na consumação deste mundo. 41 Mandará o Filho do Homem os seus anjos, e eles colherão do seu Reino tudo o que causa __________________ e os que cometem __________________________. 42 E lançá-los-ão na fornalha de fogo; ali, haverá __________________________________________. 43 Então, os justos resplandecerão como o sol, no Reino de seu Pai. Quem tem ouvidos para ouvir, que ouça.

Como manter minha comunhão com Deus e preservar minha salvação?

Pelo que aprendemos até aqui já podemos afirmar que Deus nos chama para ser seus filhos e para viver eternamente com Ele. Para isso, necessitamos permanecer em comunhão com Deus até o momento de nossa passagem desta vida. E isso só é possível se perseverarmos contra o pecado que nos assedia constantemente. Já saímos da morte para a vida de Jesus. Agora, devemos permanecer vivos, rejeitando o pecado que nos separa de Deus, bem como todas as ofertas do Diabo.

(Colossenses 2:13,14) “E a vós outros, que estáveis mortos pelas vossas ________________..., vos deu vida juntamente com ele, perdoando ________ os nossos delitos; tendo _____________ o escrito de ____________, que era __________ nós... o qual nos era prejudicial, removeu- o _________________, encravando-o na _________.”

(Isaías 59:2) - “Mas as vossas _______________ fazem _______________ entre vós e o vosso __________; e os vossos ________________ encobrem o seu rosto de vós, para que vos _______ ouça.”

(1João 5:19) – “Sabemos que somos de Deus e que o mundo inteiro jaz no _________________. Tiago 4:4 - “não compreendeis que a amizade do _____________ é inimiga de Deus? Aquele, pois, que quiser ser ________________ do mundo constitui-se inimigo de ______________.”

Como visto, o que o homem precisa fazer para manter sua comunhão com Deus é lutar contra o pecado e não se deixar vencer pelas ofertas de Satanás. Como bem sabemos, Satanás não desiste de tentar o homem para fazer com que ele se afaste de Deus. Satanás usa do mundo e de seus prazeres para atrair o homem para o engano com suas ofertas. Mas, tudo o que temos que fazer é tomar a decisão certa e optarmos pela vida eterna com Deus.

Outros benefícios da salvação

A salvação de Jesus nos garante o livramento de um grande e eterno sofrimento futuro, mas não é só isso que a salvação produz em nossas vidas. Como vimos, o pecado antes de nos levar à morte eterna, produz degeneração da nossa alma. Mas, não é só para a alma que o pecado traz enormes prejuízos. Nosso corpo também pode padecer muito em conseqüência do pecado. Uma vida de pecados pode levar o homem a doenças, dores e aflições em sua carne.

Por exemplo, muitas doenças que afligem a humanidade hoje são psicossomáticas. Ou seja, começaram com a degeneração da alma, do psicológico do homem, mas resultaram em doenças em seu corpo, como é o caso de muitos casos de asmas, pressão alta, derrames cerebrais, úlceras, gastrites, doenças nos ossos etc. Uma vez que Jesus restaura a nossa alma, essas doenças podem simplesmente desaparecer de nossas vidas, aleluia!

Sabemos, também, que há muitos casos de doenças provocadas por vícios ou por um modo promíscuo de vida, que escravizam o homem e degeneram o seu organismo físico, a exemplo de alguns tipos de câncer de pulmão (vício do cigarro), doenças sexualmente transmissíveis (prostituição), cirrose (alcoolismo), diabetes (vidas desregradas) etc. Ora, se Jesus pode libertar o homem da causa dessas doenças, elas poderão ser evitadas e até mesmo curadas pelo seu poder. Muitas doenças provocadas pelo estilo de vida pecador podem simplesmente regredir com a restauração de sua alma.

Também, não poderíamos deixar de citar os casos de enfermidades e de vários outros tipos de aflição da alma humana que Jesus pode simplesmente curar com seu poder, independentemente de suas causas ou de sua gravidade.

Por último, é preciso considerar que algumas doenças podem ter origem espiritual, devido a possessão maligna. Uma vez que Jesus liberta o homem da ação maligna em sua vida, essas doenças simplesmente desaparecerão.

Agora, complete alguns versículos bíblicos que nos mostram essa realidade:

(Mateus 9:20-22) “E eis que uma mulher, que durante ________anos vinha padecendo de uma hemorragia... E Jesus, voltando-se e vendo-a, disse: Tem bom ânimo, filha, a tua fé te ____________. E, desde aquele instante, a mulher ficou sã.” 

(Lucas 13:11,12) “E veio ali uma mulher __________________ de um espírito de enfermidade, havia já _____________ anos; andava ela encurvada, sem de modo algum poder endireitar-se. Vendo-a Jesus, chamou-a e disse-lhe: Mulher, estás ____________ da tua enfermidade.”

(João 21:25) “Há, porém, ainda muitas outras coisas que Jesus fez...”

Jesus curou cegos, paralíticos, ressuscitou mortos e fez muito mais milagres, coisas impossíveis para o homem, mas possíveis para Deus. Deus também quer fazer grandes milagres em sua vida a partir da sua salvação!

Sua decisão

Agora você já sabe o bastante para tomar algumas decisões em sua vida. Se você deseja receber a Salvação de Cristo Jesus em seu coração faça a oração a seguir com muita sinceridade. Antes, leia com atenção para ter a certeza do que irá fazer!

     “Senhor, meu Deus, Obrigado pelo seu grande amor para comigo. Confesso que sou pecador, mas estou arrependido. Desejo ser ouvido pelo Senhor nesta hora, pois tu és o único Deus. Eu entrego ao Senhor a minha vida: os meus problemas, os meus sonhos, as minhas necessidades , tudo entrego e peço que me aceite como filho, pois eu recebo a Jesus como meu único e suficiente salvador e Senhor, pois Ele morreu e ressuscitou por mim. Quero também morrer para este mundo e viver uma nova vida em Cristo Jesus. Guia-me pelo seu Espírito Santo para que eu ande pelo seu Caminho! Peço isso em nome de Jesus! Amém.”

E agora, o que acontecerá comigo? O Espírito Santo de Deus entrará na sua casa, isto é, na sua vida, e Ele mesmo te guiará no Caminho de Deus; Ele te ajudará e te consolará em todos os momentos. Além disso, basta continuar a fazer as demais lições.

DÚVIDAS:_______________________________________________________________________________________________________________________ ________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

Que Deus o abençoe!