1 - Como tudo começou?

09/04/2015 21:24

Nesta lição vamos falar um pouco sobre o início de todas as coisas, a fim de esclarecer algumas indagações que você possa ter.

Começando com fé

Nos nossos estudos, aprenderemos conceitos que não podem ser provados pela razão humana. Nesse mundo em que vivemos, há muitas coisas que nossa mente não pode compreender e que a ciência não consegue explicar pelos métodos racionais. Mas, não podemos afirmar que aquilo que não compreendemos não exista.  Eu posso não saber como funciona a força da gravidade, mas não há como negar sua existência. Mesmo sem saber como minha voz passeia pelos ares de um telefone celular a outro, não posso negar que isso é real. Nós acreditamos em todas essas coisas, mesmo sem compreendê-las, porque não é possível negar a sua existência.

Como não podemos negar a existência daquilo que não compreendemos, temos duas opções: ou acreditamos nas hipóteses que a ciência nos oferece ou acreditamos na palavra de Deus. Seja como for, todos acreditam em alguma coisa, ou seja, exercitam uma medida de fé.

Desse mesmo modo funciona a nossa relação com Deus. Não podemos vê-lo e nem compreender muitas coisas a seu respeito, mas não há como negar sua existência e a verdade de suas afirmações. Por isso, simplesmente cremos, agimos com fé, mesmo sem a capacidade mental de compreender tudo o que Deus é ou faz.

 Quando afirmamos que Deus existe sem ter sido criado e que é o soberano criador de todas as coisas, simplesmente estamos acreditando no que a bíblia nos diz, porque decidimos acreditar que a bíblia é a palavra de Deus. Mas, porque acreditamos que a bíblia é a palavra de Deus? Por causa das evidências que nela existem. São tantos sinais que mostram a verdade dessas palavras que, mesmo sem compreender como aconteceram, não podemos negá-los.

Uma prova da existência de Deus é a perfeição da criação, seja em seu funcionamento cósmico, seja em seu funcionamento nas micro partículas, como o átomo. Homem nenhum poderia ter inventado ou criado tudo isso. Logo, há alguém por trás dessas coisas (Hb 11:3).

Porém, para muitas pessoas isso não é suficiente. Por isso, a fé é importante no nosso relacionamento com Deus. A bíblia nos ensina que sem fé é impossível agradar a Deus.

A partir de agora, vamos colocar alguns versículos bíblicos que fundamentam nossas afirmações, para que você leia o texto e complemente as palavras que estiverem faltando. Fazendo assim, você irá examinar melhor os versículos da bíblia.

Sobre a fé, complete o versículo abaixo:

(Hebreus 11:6) “De fato, sem ________ é _______________ agradar a _________, porquanto é necessário que aquele que se aproxima de Deus creia que ele _______________ e que se torna galardoador dos que o buscam.”

Quem criou todas as coisas?

Agora que já sei que preciso de fé para me aproximar de Deus, vamos preencher os versículos que nos mostram que Deus criou todas as coisas:

 (Hebreus 11:3) “Pela fé, entendemos que foi o ________________ formado pela ______________________, de maneira que o visível veio a existir das coisas que não aparecem.”

(Efésios 3:8-9) “8  A mim, o menor de todos os santos, me foi dada esta graça de pregar aos gentios o evangelho das insondáveis riquezas de Cristo 9  e manifestar qual seja a dispensação do mistério, desde os séculos, oculto em Deus, que criou _________ as coisas,”

(Gênesis 2:3) “E abençoou Deus o dia sétimo e o santificou; porque nele descansou de __________ a obra que, como _________________, fizera.”

E quem criou Deus?

A bíblia nos ensina que Deus é eterno, ou seja, sempre existiu. É como nossa aliança, não tem início nem fim.  Vamos preencher alguns versículos que nos mostram essa realidade:

(Apocalipse 1:8) – “Eu sou o ________ e Ômega, diz o Senhor Deus, aquele que é, que era e que _______________, o Todo-Poderoso”.

(Romanos 16:26) “ e que, agora, se tornou manifesto e foi dado a conhecer por meio das Escrituras proféticas, segundo o mandamento do _______________, para a obediência por fé, entre todas as nações,”

De onde eu vim?

A Bíblia nos ensina que Deus criou todas as coisas pelo poder da sua palavra. Os capítulos 1 e 2 do livro de Gênesis relatam a criação.

O homem também foi criado pelo poder de Deus, mas o Diabo, por meio da falsa ciência, leva a humanidade a crer na mentira da teoria da evolução, pela qual o homem seria descendente do macaco.

Complete os versículos bíblicos que nos mostram a origem da criação:

(Gênesis 1:1-3) – “1 No princípio, _____________ os ________ e a ___________. 2 A terra, porém, estava sem forma e vazia; havia __________ sobre a face do abismo, e o Espírito de Deus pairava por sobre as águas. 3 Disse Deus: ______________; e houve luz.”

 (Gênesis 1:26-27) - “26 Também disse Deus: Façamos o ______________ à nossa imagem, conforme a nossa semelhança; tenha ele domínio sobre os peixes do mar, sobre as aves dos céus, sobre os animais domésticos, sobre toda a terra e sobre todos os répteis que rastejam pela terra. 27  Criou Deus, pois, o homem à sua ________________, à imagem de Deus o criou; _________________ e ________________  os criou.”

(Gênesis 2:7, 8, 18, 21 e 22) – “7 Então, formou o SENHOR Deus ao homem do _____ da terra e lhe soprou nas narinas o __________________, e o homem passou a ser alma vivente. 8 E plantou o SENHOR Deus um jardim no Éden... 18 Disse mais o SENHOR Deus: Não é _____ que o homem esteja _____; far-lhe-ei uma ________________ que lhe seja idônea. 21Então, o SENHOR Deus fez cair pesado sono sobre o homem, e este adormeceu; tomou uma das suas ________________ e fechou o lugar com carne. 22 E a costela que o SENHOR Deus tomara ao homem, transformou-a numa ______________ e lha trouxe.”

E quem criou o mal?

Na verdade o mal passou a existir quando o Diabo se afastou da imensa bondade de Deus e de suas ordens. Na ausência do bem, o mal surge, ocupando o espaço. Onde há o bem, não há lugar para o mal, do mesmo modo que onde há luz não pode existir trevas.

O Diabo afastou-se de Deus e de sua bondade no momento em que decidiu desobedecê-lo. Essa desobediência tornou-se em rebelião e assim, surgiu o que chamamos de mal.

Preencha o versículo que nos mostra o estado moral de tudo o que Deus fez:

(Gênesis 1:31) “ Viu Deus _____________ quanto fizera, e eis que era muito ___________. Houve tarde e manhã, o sexto dia.”

Quem criou o diabo?

A Palavra nos diz que Lúcifer era um anjo de Deus, o querubim ungido, o anjo de luz, o mais lindo e notável de todas os seres celestiais. Mas, Lúcifer quis ser maior do que Deus e se rebelou, convencendo um terço dos anjos do céu a segui-lo. Então Deus o expulsou do céu, junto com seus seguidores e o condenou para todo o sempre.

Ele se tornou Satanás, adversário de Deus e inimigo do homem. Satanás também é chamado de príncipe deste mundo. Seus anjos são chamados de demônios. Eles formam o exército das trevas que enganam inúmeras pessoas e as fazem sofrer.

Como o Diabo se afastou da bondade de Deus e caiu de sua presença?

A bíblia nos ensina que quando o Diabo se afastou da bondade de Deus, surgiu-lhe na mente a insubmissão e a ideia de desobedecer a ordem das coisas postas por Deus, sendo este o princípio da maldade que o levou à queda e à condenação.

Preencha os versículos, a seguir, que mostrará o que aconteceu em seguida:

(Isaías 14:12-15) – “Como caíste do céu, ó estrela da manhã, filho da alva! Como foste ________________________, tu que debilitavas as nações! Tu dizias _______________: Eu subirei ao céu; acima das estrelas de Deus exaltarei o meu trono e no monte da congregação me assentarei, nas extremidades do Norte; subirei acima das mais altas nuvens e serei _________________ ao Altíssimo. Contudo, serás _______________ para o reino dos mortos, no mais profundo do abismo.”

(Ezequiel 28:2, 12, 14, 15, 17) – “...Assim diz o SENHOR Deus: Visto que se eleva o teu coração, e dizes: Eu sou Deus, sobre a cadeira de Deus me assento no coração dos mares, e não passas de homem e não és Deus, ainda que estimas o teu coração como se fora o coração de Deus... 12 Assim diz o SENHOR Deus: Tu és o sinete da perfeição, cheio de sabedoria e formosura. 14 Tu eras _______________ da guarda ungido, e te estabeleci; permanecias no monte santo de Deus, no brilho das pedras andavas. 15 Perfeito eras nos teus caminhos, desde o dia em que foste criado até que se achou _______________ em ti. 17 Elevou-se o teu _________________ por causa da tua formosura, corrompeste a tua sabedoria por causa do teu resplendor; lancei-te por ______________...”

(Lucas 10:18) - Jesus diz: “Mas ele lhes disse: Eu via Satanás caindo do céu como um ___________________.”

Como o homem se afastou da bondade divina e caiu de sua presença?

O homem foi criado em perfeição, sem defeito, para ser feliz para todo o sempre. Tudo o que Deus criou era bom! Mas o homem, no momento que não estava na presença de Deus, viu-se na presença de Satanás. Longe da bondade de Deus, foi influenciado pela maldade de Satanás.

Por sua própria escolha (livre arbítrio) o homem (Adão e Eva) desobedeceu a Deus. A esta desobediência chamamos pecado original.

Essa desobediência (pecado) trouxe ao homem graves conseqüências: o homem foi expulso da presença de Deus; foi sentenciado à morte; passou a sofrer com as doenças e com a dor e passou a ter todo o tipo de sentimento ruim, tais como ódio, inveja, solidão, depressão, medo, tristeza etc.

Preencha os versículos que nos mostram como o homem foi influenciado pelo mal e as consequências que lhe sobrevieram por causa do pecado:

(Gênesis 2:16, 17) – “16 E o SENHOR Deus lhe deu esta __________: De toda árvore do jardim comerás ____________, 17 mas da árvore do conhecimento do _____ e do _____ não comerás; porque, no dia em que dela comeres, certamente __________________.”

(Gênesis 3:4-6) “4  Então, a serpente [Satanás] disse à mulher: É certo que não _____________. 5  Porque Deus sabe que no dia em que dele comerdes se vos abrirão os olhos e, como Deus, sereis conhecedores do bem e do mal. 6  Vendo a mulher que a árvore era boa para se comer, agradável aos olhos e árvore desejável para dar entendimento, tomou-lhe do fruto e ____________ e deu também ao ______________, e ele comeu.”

(Gênesis 3:16-17; 18-19) “16 E à mulher disse: Multiplicarei sobremodo os sofrimentos da tua gravidez; em meio de dores darás à luz filhos; o teu desejo será para o teu marido, e ele te governará. 17 E a Adão disse: Visto que atendeste a voz de tua mulher e comeste da árvore que eu te ordenara não comesses, maldita é a terra por tua causa; em fadigas obterás dela o sustento durante os dias de tua vida. 18  Ela produzirá também cardos e abrolhos, e tu comerás a erva do campo. 19  No suor do rosto comerás o teu pão, até que tornes à terra, pois dela foste formado; porque tu és e ao pó tornarás.”

Se Deus existe, porque tanta coisa ruim acontece?

A bíblia nos ensina que o Diabo é mau, porque ele é completamente afastado de Deus, que é bom. Por isso, o caráter do Diabo é mau e seu propósito é perverter o mundo e destruir o homem, arrastando-o para a mesma condenação reservada para ele e para todos os seus demônios.

Ao contrário da ação de Jesus, que nos dá vida abundante (o bem), o Diabo em sua ação produz toda sorte de mal. Preencha as lacunas do versículo que nos mostra isso:

(João 10:10) “O ladrão vem somente para ____________________________; eu vim para que tenham ___________ e a tenham em abundância.”

Se toda a humanidade estivesse vivendo pertinho de Deus, andando em seus caminhos e realizando as suas obras, que são boas, certamente o mal não teria lugar no mundo. É por isso que tanta coisa ruim acontece. Porque há espaço para a operação do mal quando o bem não está presente. Deus existe e é um pai amoroso, protetor, abençoador, mas a humanidade anda afastada de sua bondade.

Preencha os espaços do versículo que nos mostra isso:

(Isaías 59:2) - “Mas as vossas _______________ fazem separação entre vós e o vosso __________; e os vossos pecados encobrem o seu rosto de vós, para que vos _______ ouça.”

 

CONCLUSÃO

Tudo o que Deus criou era bom. Lúcifer foi criado para adorar a Deus. O homem foi criado também para adorar a Deus e ser feliz para todo o sempre. Porém, Lúcifer pecou contra Deus e incentivou o homem a pecar também.

Lúcifer, agora conhecido como Satanás (Diabo), foi condenado para todo o sempre. O homem foi expulso da presença de Deus e o mal tomou conta da sua vida por meio de doenças, dores e todo sentimento ruim: violência, ódio, inveja, solidão, depressão, medo, tristeza etc.

O homem se afastou do projeto de Deus, deixou de obedecer à vontade de Deus, virou as costas para o seu criador! Mas Deus continuou amando o homem e preparou um PROJETO DE SALVAÇÃO, assunto da Lição número 2.

 

DÚVIDAS:_______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

Que Deus o abençoe!